Saberes Guarani e Kaiowá: uma análise entre os conhecimentos ocidentais e tradicionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1755

Palavras-chave:

Saberes Guarani e Kaiowá, Saberes Ocidentais, Tradição

Resumo

Neste texto, procuramos compreender como os saberes indígenas se relacionam aos saberes ocidentais no campo acadêmico, um campo que ainda tem muito da formatação ocidental. Diante do exposto, analisamos as pesquisas dos intelectuais Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul, realizadas em diferentes instituições de ensino, buscando observar como os saberes indígenas escapam da ordem ocidental, ao se desenvolver e se sistematizar a partir das suas próprias cosmologias e epistemologias, negociando e traduzindo em uma relação outra, ao transitar nos “entre-lugares” e, assim, cumprir os rituais acadêmicos orientados pelos saberes universais.

Biografia do Autor

Marinês Soratto, SEMED - Secretaria Municipal de Educação

Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Técnica em Educação da Divisão de Educação e Diversidade na SEMED de Campo Grande.

Adir Casaro Nascimento, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Professora titular da UCDB, no Programa de Pós-Graduação, mestrado e doutorado, em Educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação e interculturalidade/CNPq.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Soratto, M., & Nascimento, A. C. (2022). Saberes Guarani e Kaiowá: uma análise entre os conhecimentos ocidentais e tradicionais. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(61), 409–435. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1755