“Aqui reina o respeito, mas…”: as dimensões pedagógicas do aplicativo Grindr em Campo Grande, MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1704

Palavras-chave:

Sexualidade, Grindr, Pedagogia Cultural

Resumo

O estudo tem por objetivo analisar as discursividades produzidas pelos(as) usuários(as) do aplicativo Grindr, este usado principalmente por homens em busca de relações, sobretudo sexuais, com homens. A pesquisa foi realizada no período de setembro de 2021 a julho de 2022, em Campo Grande, MS. Assim, apoiando-se nos amplos processos pedagógicos provenientes dos discursos circulantes no Grindr, vemos este como sendo um artefato abundante em conteúdo. A intenção, a partir desse conhecimento, foi de estar no aplicativo para compreender o que se aprende, ensina, descobre e transforma ao se entender as dinâmicas que medeiam as discursividades no Grindr enquanto estratégias que se disseminam por meio dos discursos. Para tal, criamos uma conta gratuita para obtenção de prints, e, a partir desses, foi possível observar três dimensões pedagógicas presentes nas discursividades. Dessas, a primeira faz menção às dinâmicas do cancelamento, que perpassa todas as dimensões; a segunda revela a masculinidade hegemônica marcada pela discrição, pelo sigilo e pelo homem com jeito de homem que converge à norma. Por fim, a terceira dimensão alcança as rupturas presentes nas discursividades contra-hegemônicas, dissidentes à norma.

Biografia do Autor

Gabriela Alencar Montecio, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduanda em Educação Física – Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Marcelo Victor da Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Culturais (PPGCult) e Educação (PPGEdu) da UFMS. Líder do Núcleo de Estudos Néstor Perlongher.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Montecio, G. A. ., & Rosa, M. V. da . (2022). “Aqui reina o respeito, mas…”: as dimensões pedagógicas do aplicativo Grindr em Campo Grande, MS. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(61), 141–164. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1704

Edição

Seção

Dossiê: Currículos culturais não-escolares: processos de subjetivação, verdades e relações de poder