El papel del Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO) en la construcción de una educación antirracista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1850

Palabras clave:

Abdias Nascimento, IPEAFRO, educación antirracista

Resumen

El Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO) es una colección pública y gratuita cuya misión es valorizar la historia, la memoria y las culturas africanas y afrobrasileñas. En este sentido, el objetivo es reflexionar sobre la educación antirracista promovida por el IPEAFRO, dando visibilidad a la colección del instituto. El objetivo está vinculado a la pregunta: ¿cómo promueve el IPEAFRO la educación antirracista? Se espera que los análisis del IPEAFRO creen una nueva historia de los negros en la educación brasileña, especialmente destacando la trayectoria y el legado de Abdias Nascimento en las luchas contra el racismo a lo largo del siglo XX, expresados en los diversos documentos del acervo. Por último, esperamos contribuir a la divulgación de la colección y servir de aliado para la enseñanza de la historia y la cultura africanas y afrobrasileñas.  

Biografía del autor/a

Heverton Luis Barros Reis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorando em Educação, com foco na Linha de Pesquisa de Educação, Estudos Sócio-históricos e Filosóficos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos/História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialização em História e Cultura do Brasil, Metodologia para o Ensino de Artes e Docência no Ensino Superior pela INTERVALE. Bacharelado em Artes pela UFBA. Licenciatura em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Pedagogia pelo Centro Universitário UniFAVENI. Professor de Educação Básica e Superior. Ator com registro profissional (DRT: 0010013/BA), que adiciona uma perspectiva artística ao meu trabalho educacional. Historiador com registro profissional (DRT: 0000028/BA), ressaltando minha competência na área de História.

Olívia Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorado em Educação, mestrado em História e graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bolsista de Produtividade em Pesquisa – PQ 2/CNPq. Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, exercendo o cargo de pró-reitora adjunta de Pesquisa (2023-atualidade). Professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Defensora da escola pública e sócia da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPEd). Editora da Revista Brasileira de História da Educação, Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica e History of Education in Latin America (HistELA). Coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE-ANPEd) e vice-coordenadora do Laboratório de História e Memória da Educação (Lahmed/UFRN). Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em História da Educação, Teoria e Metodologia da História, Historiografia e Educação Profissional.

Citas

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Publicado

2024-11-22

Cómo citar

Reis, H. L. B. ., & Neta, O. . (2024). El papel del Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO) en la construcción de una educación antirracista. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 29(67), 223–236. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1850