O papel do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO) na construção de uma educação antirracista
DOI:
https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1850Palavras-chave:
IPEAFRO, Educação antirracista, Abdias NascimentoResumo
O Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO) é um acervo público e gratuito, que tem como missão valorizar a história, a memória e as culturas negras africanas e afro-brasileira. Neste sentido, objetiva-se refletir sobre a educação antirracista promovida pelo IPEAFRO, dando visibilidade ao acervo do instituto. O objetivo associa-se à pergunta: como o IPEAFRO promove uma educação antirracista? Pelas análises do IPEAFRO, estima-se uma nova história do negro no ensino brasileiro, em especial, pelo realce da trajetória e do legado de Abdias Nascimento nas lutas contra o racismo ao longo do século XX, expresso nos variados documentos do acervo. Por fim, espera-se contribuir para a divulgação do acervo e servir como aliado para o ensino das histórias e culturas africanas e afro-brasileiras.
Referências
BRASIL. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Mensagem de veto Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2003.
GOODY, Jack. O roubo da história: como os europeus se apropriaram das idéias e invenções do Oriente. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
HALL. Stuart. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
MUNANGA, Kabengele. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin. O Tempo dos Povos Africanos. Rio de Janeiro: IPEAFRO, 2007. Disponível em: https://ipeafro.org.br/acervo-digital/leituras/publicacoes-do-ipeafro/suplemento-didatico/. Acesso em: 10 out. 2022.
NASCIMENTO, Abdias. O griot. Itaú Cultural, São Paulo, 2021. Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/ocupacao/abdias-nascimento/o-griot/. Acesso em: 2 out. 2022.
NASCIMENTO, Abdias. Teatro experimental do negro: trajetória e reflexões. Estudos Avançados, São Paulo, v.18, n.50, apr. p 209-24, 2004.
NASCIMENTO, Abdias. Dramas para negros e prólogo para brancos. Rio de Janeiro: Teatro Experimental do Negro, 1961.
PAIM, Paulo. Apresentação. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin. Grandes Vultos que Honraram o Senado – Abdias Nascimento. Brasília, DF: Senado Federal; Coordenação de Edições Técnicas, 2013.
VIEIRA, Carlos Eduardo; CORRÊA, Fabiola Maciel. Abdias Nascimento: a trajetória de um intelectual negro engajado na disseminação de saberes emancipatórios entre as décadas de 1920 e 1940. Revista Brasileira De História Da Educação, Maringá, v. 22, n. 1, 2022. Doi: https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e215
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Heverton Luis Barros Reis, Olívia Neta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.