O papel do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO) na construção de uma educação antirracista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1850

Palavras-chave:

IPEAFRO, Educação antirracista, Abdias Nascimento

Resumo

O Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO) é um acervo público e gratuito, que tem como missão valorizar a história, a memória e as culturas negras africanas e afro-brasileira. Neste sentido, objetiva-se refletir sobre a educação antirracista promovida pelo IPEAFRO, dando visibilidade ao acervo do instituto. O objetivo associa-se à pergunta: como o IPEAFRO promove uma educação antirracista? Pelas análises do IPEAFRO, estima-se uma nova história do negro no ensino brasileiro, em especial, pelo realce da trajetória e do legado de Abdias Nascimento nas lutas contra o racismo ao longo do século XX, expresso nos variados documentos do acervo. Por fim, espera-se contribuir para a divulgação do acervo e servir como aliado para o ensino das histórias e culturas africanas e afro-brasileiras.  

Biografia do Autor

Heverton Luis Barros Reis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorando em Educação, com foco na Linha de Pesquisa de Educação, Estudos Sócio-históricos e Filosóficos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos/História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialização em História e Cultura do Brasil, Metodologia para o Ensino de Artes e Docência no Ensino Superior pela INTERVALE. Bacharelado em Artes pela UFBA. Licenciatura em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Pedagogia pelo Centro Universitário UniFAVENI. Professor de Educação Básica e Superior. Ator com registro profissional (DRT: 0010013/BA), que adiciona uma perspectiva artística ao meu trabalho educacional. Historiador com registro profissional (DRT: 0000028/BA), ressaltando minha competência na área de História.

Olívia Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorado em Educação, mestrado em História e graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bolsista de Produtividade em Pesquisa – PQ 2/CNPq. Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, exercendo o cargo de pró-reitora adjunta de Pesquisa (2023-atualidade). Professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Defensora da escola pública e sócia da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPEd). Editora da Revista Brasileira de História da Educação, Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica e History of Education in Latin America (HistELA). Coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE-ANPEd) e vice-coordenadora do Laboratório de História e Memória da Educação (Lahmed/UFRN). Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em História da Educação, Teoria e Metodologia da História, Historiografia e Educação Profissional.

Referências

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Publicado

2024-11-22

Como Citar

Reis, H. L. B. ., & Neta, O. . (2024). O papel do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO) na construção de uma educação antirracista. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 29(67), 223–236. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1850