Construindo cenários de mobilidade acadêmica: o processo de internacionalização em uma universidade comunitária
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i53.1387Palabras clave:
Internacionalização, Mobilidade acadêmica, Educação superior.Resumen
O artigo em tela retrata os resultados parciais de uma pesquisa quali/quantitativa sobre o processo de internacionalização no âmbito de uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul, RS, situada na região noroeste do estado. O projeto, financiado pela Fapergs, foi desenvolvido no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Processos de Educação Superior (NEPPES), o qual integra a Rede GIEPES (Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior), e teve por objetivo: “Investigar como a URI tem construído seu processo de internacionalização, levando em consideração os documentos oficiais da universidade, os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação, os Projetos dos Programas Stricto Sensu, tendo em vista que a internacionalização vem sendo considerada, hoje, a quarta missão da universidade”. Ao investigar a temática, foi possível concluir que houve um avanço no conceito de internacionalização e uma maior integração por meio de ações e convênios com universidades latino-americanas, contrariando os primeiros indícios de internacionalização que apontavam para um número muito mais expressivo de convênios assinados com universidades europeias; e, por fim, que, mesmo que o número de acadêmicos e professores que vivenciaram processos de mobilidade acadêmica pareça ser baixo em relação a grandes universidades, ele foi muito significativo se considerarmos o locus onde desenvolvemos a pesquisa.
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