A articulação entre a formação de professores e o ensino-pesquisa socialmente comprometidos
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.1051Keywords:
formação docente, ensino e pesquisa, Pedagogia crítico-democrática.Abstract
Analisa-se uma proposta de formação docente baseada na articulação entre ensino e pesquisa socialmente comprometida, referenciada na Pedagogia Crítico-Democrática, com o objetivo de investigar se os intuitos colocados por essa proposta de formação vem sendo alcançados. São discutidas as possibilidades de tal articulação para formar professores aptos a pensar numa perspectiva emancipatória, entendendo a Educação como bem público. Faz-se um estudo documental dos relatórios de pesquisa dos discentes, desenvolvidas no âmbito do Projeto de Ação Educativa (PAE), nos anos de 2011 a 2013, considerando-se as seguintes categorias: pensar criticamente, problematizar o cotidiano educacional e constituir-se enquanto impulsionador de transformação social. Entende-se que a proposta do PAE, embora suas limitações – dentre estas romper com a consciência ingênua- contribui para a formação do professor questionador da realidade, que reconhece a importância da investigação para a práxis docente e a de se constituir como produtor de saberes.References
ARIMOTO, Akira. The teaching and research nexus in the third age. In: SHIN, Jung; ARIMOTO, Akira; CUMMINGS, William; TEICHLER, Ulrich (Ed.). Teaching and research in contemporary higher education: systems, activities and rewards. [S.l.]: Springer, 2014. p. 15-34.
BRASIL. Resolução CNE/CP 1/2006, de 16 de maio de 2006. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Ministério da Educação, Seção 1, p. 11, 2006.
BREW, Angela. Research and teaching: beyond the divide. London: Palgrave Macmillan, 2006.
BRYMAN, Andrew. Social research methods. Oxford, UK: Oxford University Press, 2008.
CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia. Crítica y Emancipación: Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Buenos Aires, ano 1, n. 1, p. 53-76, 2008.
CUNHA, Maria Isabel. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Revista Brasileira de Educação, v.11, n. 32, p. 258-271, maio/ago. 2006.
FREIBERG, Regiane; BERBEL, Neusi. A importância da pesquisa como princípio educativo na atuação pedagógica de professores de educação infantil e ensino fundamental. Cadernos de Educação, Pelotas, RS, n. 37, p. 207-45, set./dez. 2010.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
GIROUX, Henry. On critical pedagogy (critical pedagogy today). London/New York: Continuum International Publishing Group, 2011.
GRIFFITHS, Ron. Knowledge production and the research-teaching nexus: the case of the built environment disciplines. Studies in Higher Education, v. 29, n. 6, p. 709-26, 2007.
KINCHELOE, Joe. Critical pedagogy primer. 2. ed. New York: Peter Lang Publishing, 2008.
LAMPERT, Ernâni. O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira. Linhas Críticas, Brasília, v. 14, n. 26, p. 131-50, jan./jun. 2008.
MALCOLM, Mary. A critical evaluation of recent progress in understanding the role of the research-teaching link in higher education. High Education, v. 67, n. 3, p. 289-301, jul. 2013.
MANDÚ, Thamiris; AGUIAR, Maria Conceição. A formação inicial no curso de pedagogia: representações, caminhos e perspectivas dos estudantes. Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 15, n. 3, p. 560-77, set./dez. 2013. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1273>. Acesso em: 15 jan. 2014.
MARTINS, Lígia; DUARTE, Newton (Org.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias [online]. São Paulo: Editora UNESP/Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em: <https://static.scielo.org/scielobooks/ysnm8/pdf/martins-9788579831034.pdf >. Acesso em: 24 fev. 2014.
NIXON, Jon. Interpretive pedagogies for higher education: Arendt, Berger, Said, Nussbaum. London: Continuum International Publishing Group, 2012.
PAN, Wei; COTTON, Debi; MURRAY, Paul. Linking research and teaching: contexto, conflict and complementarity. Innovations in Education and Teaching Internacional, v. 51, n. 1, p. 3-14, 2014.
SANTIAGO, Rui et al. Teaching and research: perspectives from Portugal. In: SHIN, Jung et al. (Ed.). Teaching and research in contemporary higher education. [S.l.]: Springer, 2014. p. 153-76.
SANTOS, Claudio. Crítica ao esvaziamento da educação escolar. Salvador: Eduneb, 2013.
SEVERINO, Antonio. Da docência no ensino superior: condições e exigências. Comunicações, Piracicaba, SP, ano 20, n. 1, p. 43-52, jan./jun. 2013.
SHIN, Jung; CUMMINGS, William. Teaching and research across higher education systems: typology and implications. In: SHIN, Jung et al. (Ed.). Teaching and research in contemporary higher education. [S.l.]: Springer, 2014. p. 381-94.
SKEAT, Walter. An etymological dictionary of the english language. New York: Dover Publication, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.