Círculos Epistemológicos como dispositivo de formação para Educação das Relações Étnico-Raciais na EJA Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1879

Palavras-chave:

Círculos Epistemológicos, EJA Campo, Educação das Relações Étnico-Raciais

Resumo

O presente estudo tem como objetivo refletir acerca dos Círculos Epistemológicos enquanto dispositivo de formação de Educadores para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) na EJA Campo. A metodologia adotada neste estudo foi a abordagem qualitativa, ancorada nos princípios da pesquisa participante, utilizando como dispositivo de pesquisa os círculos epistemológicos, que possuem caráter investigativo e formativo. Os educadores sinalizaram a violência nos territórios pela divisão de terras de forma equitativa, que o currículo da escola não atende aos sujeitos do campo e que, quando a escola utiliza currículo urbano e conduz suas práticas na perspectiva urbanocêntrica, ela interfere diretamente na construção das identidades dos estudantes. Reconhecem também que a desigualdade étnico-racial é histórica e precisamos mudar este quadro. Concluímos que os Círculos Epistemológicos podem se constituir um dispositivo de formação e autoformação, contribuindo significativamente para a formação continuada de professores na perspectiva da ERER na EJA Campo, pois, enquanto dialogaram sobre os eixos propostos, os professores discutiram conceitos fundantes para a Educação das Relações Étnico-Raciais e a EJA Campo, problematizando suas práticas.

Biografia do Autor

Rosiane Souza Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGECID) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Graduação em Pedagogia pela UFRB. Atualmente, é coordenadora pedagógica na Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA) e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (GEPED).

Idalina Souza Mascarenhas Borghi, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora adjunta IV da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGECID). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (GEPED) e desenvolve Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem experiência na área de Educação e atua principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Juventudes.

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Publicado

2024-11-22

Como Citar

Santos, R. S. ., & Borghi, I. S. M. . (2024). Círculos Epistemológicos como dispositivo de formação para Educação das Relações Étnico-Raciais na EJA Campo. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 29(67), 75–97. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1879