Autobiografia e Teoria do Discurso: uma possibilidade de desconstruir discursos das políticas curriculares de formação de professores no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1474Palavras-chave:
autobiografia, discurso, formação de professoresResumo
Este estudo apresenta uma possibilidade de re-significar os discursos das políticas de formação de professores por meio da narrativa autobiográfica como um caminho de criticismo e mudanças nos discursos da escola. Discursos políticos têm procurado padronizar como os professores devem desempenhar suas funções de ensino e, assim, contribuir com a aprendizagem de seus alunos. Discordamos das propostas que tentam padronizar identidades dos professores. A partir de estudos já realizados no campo das políticas curriculares, por meio de um projeto de pesquisa em andamento, buscamos o desafio de dialogar com as propostas autobiográficas de William Pinar, Madeleine Grumet e Teresa Strong-Wilson re-visitando a compreensão de currere. Argumentamos com esses autores que a autobiografia é um processo associativo, cultural, constituído de conhecimento e prática. Por esse caminho, buscamos manter diálogos entre as pesquisas de política curricular da formação de professores, trazendo a abordagem discursiva da Teoria do Discurso. O desafio do diálogo proposto entre essas teorias é repensar os significados das políticas curriculares na escola com os professores.
Referências
BORGES, Veronica; CUNHA, Viviane Peixoto; CRAVEIRO, Clarissa. Curricular centralization policy in Brazil: a discursive perspective on academic researches. Transnational Curriculum Inquiry, v. 16, n. 1, p. 23-37, 2019.
BURITY, Joanildo Albuquerque. Discurso, política e sujeito na teoria da hegemonia de Ernesto Laclau. In: MENDONÇA, Daniel de; RODRIGUES, Léo Peixoto (Org.). Pós-estruturalismo e teoria do discurso: em torno de Ernesto Laclau. Porto Alegre: ediPUCRS, 2008.
CRAVEIRO, Clarissa B.; RIBEIRO, W. G. Precisamos de uma Base Nacional Comum Curricular? Linhas Críticas, v. 23, p. 51-69, 2017.
CRITCHLEY, Simon; DERRIDA, Jacques; LACLAU, Ernesto; RORTY, Richard. Deconstruction and Pragmatism. London and New York: Routledge, 2015.
GRUMET, M. R. Curriculum and the art of daily life. In: WILLIS, George; Shubert, Willian H. (Edit.). Reflections from the heart of educational inquiry: understanding curriculum and teaching through the arts. Estados Unidos: [s.l.], 1991.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações Culturais. Tradução de Adelaine La Guardiã Resende, Ana Carolina Escosteguy, Cláudia Alvarez, Francisco Rüdiger e Sayonara Amaral, Liv Sovik (Org.). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
HALL, Stuart. A Centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, p. 15-46, jul./dez. 1997.
LACLAU, Ernesto. Emancipação e diferença. Coordenação e revisão técnica geral, Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.
LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemony and socialist strategy. Londres: Verso, 2011.
LACLAU, E. La razón populista. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2009.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. (Org.). Políticas de currículo no Brasil e em Portugal. Porto, Portugal: Profedições Lda, 2008.
LOPES, A. C.; MACEDO, E.; TURA, M. L. As representações sociais e os estudos de política de currículo para formação docente. In: PLACCO, V. M. N. S.; VILLAS BÔAS, L. P. S.; SOUSA, C. P. (Org.). Representações sociais: diálogos com a educação. SP: Champagnat/FC, 2012, p. 109-36.
LOPES, A. C.; BORGES, V. Currículo, conhecimento e interpretação. Currículo sem fronteiras, v. 17, p. 555-73, 2017.
LOPES, A. C.; CUNHA, E.; COSTA, H. C. Da recontextualização à tradução: investigando políticas de currículo. Currículo sem Fronteiras, v. 13, p. 392-410, 2013.
MILLER, J.; MACEDO, E. Curriculum public policies: autobiography and relational subject, Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 948-65, set./dez., 2018.
MOUFFE, C. La paradoja democrática. Barcelona: Gedisa Editorial, 2003.
PEREIRA, Talita Vidal; COSTA, Hugo Heleno Camilo; CUNHA, Érika Virgílio. Uma base à Base: quando o currículo precisa ser tudo. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 24, n. 56, p. 455-69, maio/ago. 2015.
PINAR, W.; GRUMET, M. Toward a poor curriculum. Kingston, NY: Educator’s International Press, 2015.
PINAR, W. Curriculum theorizing: the reconceptualists. Berkeley: McCutchan, 1995.
STRONG-WILSON, Teresa. Bringing memory forward: storied remembrance in social justice education with teachers. New York: Peter Lang Publishing, Inc, 2008.
STRONG-WILSON, Teresa. Phantom traces: exploring a hermeneutical approach to autobiography in curriculum studies. Journal of Curriculum Studies, v. 47, n. 5, 2015.
STRONG-WILSON, Teresa. Following one’s nose in reading W. G. Sebald allegorically: currere and invisible subjects, Educational Theory, v. 67, n. 2, 2017.
STRONG-WILSON, T.; EHRET, C.; LEWKOWICH, D. & CHANG-KREDL, S. (Ed.) Provoking curriculum encounters across educational experience: new engagements with the curriculum theory archive. New York: Routledge, 2020.
SCOTT, J. W. The evidence of experience. Critical Inquiry, v. 17, n. 4, p. 773-97, jun./ago. 1991. doi: https://doi.org/10.1086/448612
SMITH, Sidonie. Reading autobiography: a guide for interpreting life narratives. 2. ed. Paperback, July 2, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.