Dona Antonieta e os significados de uma vida como diretora do Ginásio de São Roque: uma perspectiva Weberiana
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i54.1426Palavras-chave:
gestão escolar, Ginásio de São Roque, valoresResumo
Este trabalho tem como objetivo a compreensão das ações sociais desempenhadas por Antonieta de Araújo Cunha, que atuou por mais de duas décadas na educação secundária da cidade de São Roque, SP, e na construção e direção do ginásio da cidade. Para compreender essas ações sociais, foi utilizada uma abordagem qualitativa da metodologia de história oral, tendo como base a história oral temática, tendo sido realizadas cinco entrevistas semiestruturadas com pessoas que tiveram convivência direta com a diretora ao longo do período em que ela atuou na administração da escola. O referencial teórico adotado nesta pesquisa foi a Sociologia Compreensiva de Max Weber, que fundamentou a compreensão da conduta humana dotada de sentido. Conclui-se que os significados vinculados às ações sociais executadas pela diretora Antonieta se sintetizam em categorias baseadas em valores de ordem, controle, autoridade, obediência e padrões estéticos e higiênicos, ainda presentes no imaginário social da comunidade local de São Roque.
Referências
ARAGÃO, Milena; TIMM, Jordana Wruck; KRETZ, Lúcio. A história oral e suas contribuições para o estudo das culturas escolares. Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, RS, v. 18, n. 2, p. 28-41, maio/ago. 2013.
AZANHA, José Mario Pires. Democratização do ensino: vicissitudes da ideia no ensino paulista. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 335-44, maio/ago. 2004.
BOM MEIHY, José Carlos Sebe. Manual de história oral. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
COHN, Gabriel. Crítica e resignação: Max Weber e a teoria social. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
COHN, Gabriel. Max Weber: a “objetividade” do conhecimento nas ciências sociais. São Paulo: Ática, 1999.
ESCOLA ESTADUAL HORÁRIO MANLEY LANE (São Roque). Livro do histórico do estabelecimento [Documento Oficial]. São Roque, SP, 1949. p. 57.
FREITAS, Sônia Maria de. História oral: possibilidades e procedimentos. 2. ed. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2006.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOMIDE, Neidi Schumacker. Entrevista oral [cedida a] Tarina Unzer Macedo Lenk. São Roque, SP, jan. 2019.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 5. ed. Campinas, SP: Unicamp, 2003.
LEMOS, Marcelo Rodrigues. Estratificação social na teoria de Max Weber: considerações em torno do tema. Revista Iluminart, Florianópolis, ano IV, n. 9, p. 113-27, nov. 2012.
MARCÍLIO, Maria Luiza. História da Escola em São Paulo e no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2005.
MILLER, José Roberto. Entrevista oral [cedida a] Tarina Unzer Macedo Lenk. São Roque, SP, fev. 2019.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social. Teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
NARDELLI, Wlademir. Entrevista oral [cedida a] Tarina Unzer Macedo Lenk. São Roque, SP, jan. 2019.
OLIVEIRA, Miriam Maluf. Entrevista oral [cedida a] Tarina Unzer Macedo Lenk. São Roque, SP, jan. 2019.
PEDROSO, Juarez. Entrevista oral [cedida a] Tarina Unzer Macedo Lenk. São Roque, SP, fev. 2019.
PORTELLI, Alessandro. O que faz a história oral diferente. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduação em História, São Paulo, n. 14, p. 25-39, fev. 1997.
ROCHA, Heloísa Helena Pimenta; GONDRA, José Gonçalves. A escola e a produção de sujeitos higienizados. Perspectiva, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 493-512, jul./dez. 2002.
SANTOS, Maria dos Santos; ARAUJO, Osmar Ribeiro de. História oral: vozes, narrativas e textos. Cadernos de História da Educação, Uberlândia, MG, n. 6, p. 191-201, jan./dez. 2007.
SÃO ROQUE [Município]. Lei n. 00057/2007-L, de 13 de julho de 2007. Denominação da escola municipal Professora Antonieta de Araújo Cunha Laurenciano. São Roque, SP: Câmara Municipal, [2007]. Disponível em: https://consulta.siscam.com.br/camarasaoroque/Documentos/Documento/52740. Acesso em: 11 maio 2020.
SKIDMORE, Thomas E. Uma história do Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VAMOS concluir as obras do colégio. O Democrata, São Roque, SP, ano 42, n. 2112, p. 4, 10 maio 1958.
VILLAÇA, Ivaldo. Certidão sobre a formação acadêmica e carreira profissional da Sra. Antonieta de Araújo Cunha. São Roque, SP: Secretaria de Estado dos Negócios da Educação, Departamento de Educação, Instituto de Educação Horácio Manley Lane, 1961.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2018.
WEBER; Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. 3. ed. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1994.
WEBER; Max. Conceitos básicos de sociologia. Tradução Gerard Georges Delaunay, Rubens Eduardo Ferreira Frias. São Paulo: Editora Moraes, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.