Ensino Superior e internacionalização: atores e desafios
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i53.1367Palavras-chave:
ternacionalização, Ensino Superior, atoresResumo
O artigo discute a internacionalização do Ensino Superior a partir dos atores que atuam no campo das políticas educacionais. O problema investigativo caracteriza-se pela pergunta: quais os sentidos da internacionalização a partir de seus atores? O objetivo é apresentar como a internacionalização é tratada pelos atores que participam da arena de debate das políticas educacionais. A pesquisa é exploratória, com coleta de dados documental. O sentido de internacionalização nos documentos evidencia uma forte tendência de valorização de políticas que garantam o desenvolvimento econômico, em desfavor de políticas de internacionalização que valorizem a diplomacia e as redes solidárias de conhecimento. Para tanto, pode-se inferir que as políticas de internacionalização apresentam várias facetas e intencionalidades oriundas dos atores envolvidos no campo universitário.
Referências
AKKARI, Abdeljalil. Internacionalização das políticas educacionais: transformações e desafios. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de; FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina. A expansão da educação superior no Brasil sob a influência da declaração de Bolonha. In: CATANI, Afrânio Mendes (Org.). O Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) para além da Europa: apontamentos e discussões sobre o chamado processo de Bolonha e suas influências. Curitiba: CRV, 2015.
ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. A desconstrução da identidade da universidade pública neste início de século XXI: as políticas educacionais neoliberais e a pesquisa científica em xeque. In: ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de; MENDES, Vitor H. (Org.). (Des)construção da universidade na era do “pós”: tensões, desafios e alternativas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
AZEVEDO, Mário Luís Neves de. Integração Regional e Educação Superior: regulações e crises no Mercosul. In: FERREIRA, Eliza Bartolozzi; OLIVEIRA, Dalila Andrade (Org.). Crise da escola e políticas educativas. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. v. 1, p. 183-204.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011.
BRASIL. Plano Nacional de Educação (2014-2024). Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2014.
BRASIL. Decreto n. 7.642, de 13 de dezembro de 2011. Institui o Programa Ciência sem Fronteira. Brasília, 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7642.htm. Acesso em: 3 dez. 2018.
BRASIL. Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020. Brasília, DF: Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), 2010. v. 1-2.
CAPES. A internacionalização na Universidade Brasileira: resultados do questionário aplicado pela Capes. [Brasília]: Ministério da Educação/Capes, out. 2017. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/diversos/A-internacionalizacao-nas-IES-brasileiras.pdf. Acesso em: 10 out. 2018.
CENCI, Ângelo Vitório; MARCON, Telmo. Sociedades complexas e desafios educativos: individualização, socialização e democracia. In: MÜHL, Eldon Henrique; DALBOSCO, Cláudio Almir; CENCI, Ângelo Vitório (Org.). Questões atuais de educação: sociedade complexa, pensamento pós-metafísico, democracia e formação humana. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2016.
CHAVES, Vera Lúcia Jacob; CASTRO, Alda Maria Duarte. Internacionalização da educação superior no Brasil: programas de indução à mobilidade estudantil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 118-37, jan./abr. 2016.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaios sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
DECLARAÇÃO DE BOLONHA. 1999. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Documentos-n%C3%A3o-Inseridos-nas-Delibera%C3%A7%C3%B5es-da-ONU/declaracao-de-bolonha-1999.html. Acesso em: mar. 2020.
FÁVERO, Altair Alberto. Políticas educacionais e os desafios da universidade no século XXI. In: ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de; MENDES, Vitor Hugo (Org.). (Des)construção da universidade na era do “pós”: tensões, desafios e alternativas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010. p. 81-97.
GACEL-ÀVILA, Jocelyne; RODRIGUEZ-RODRIGUEZ, Scilia. Internacionalización de la educación superior en América Latina y el Caribe: un balance. México: UNESCO-IESALC, 2018.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.
HABERMAS, Juergen. A crise de legitimidade no capitalismo tardio. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro, 2002.
HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 26. ed. São Paulo: Loyola, 2016.
KNIGHT, Jane. International universities: misunderstandings and emerging models? Journal of Studies in International Education, v. 19, n. 2, p. 107-21, fev. 2015.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
MIRANDA, José Alberto Antunes de; STALLIVIERI, Luciane. Para uma política pública de internacionalização para o ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Sorocaba, SP, v. 22, n. 3, p. 589-613, nov. 2017.
OECD. Internationalization and trade in higher education: opportunities challenges. 2004. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/education/internationalisation-and-trade-in-higher-education_9789264015067-en. Acesso em: 27 dez. 2018.
SADER, Emir; GENTILI, Pablo (Org.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SANTOS, Fernando Seabra; ALMEIDA FILHO, Naomar de. A quarta missão da universidade: internacionalização universitária na sociedade do conhecimento. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012.
SILVA, Luciana Leandro da. Políticas de formação de professores(as) universitários(as) em São Paulo e Catalunha: tendências e desafios. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 113-26, jan./mar. 2017.
STALLIVIERI, Luciana. Internacionalização e intercâmbio: dimensões e perspectivas. Curitiba: Appris, 2017.
TREVISOL, Marcio Giusti; FÁVERO, Altair Alberto. As diversas faces da internacionalização: análise comparativa entre duas instituições comunitárias do Sul do Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, p. 1-22, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653894. Acesso em: 6 out. 2019.
UNESCO. Conferência Mundial sobre Ensino Superior 2009: as novas dinâmicas do Ensino Superior e Pesquisas para a Mudança e o Desenvolvimento Social. Paris: [s.n.], 2009.
UNESCO. Ministério da Educação. Educação superior: reforma, mudança e internacionalização. Anais. Brasília, DF: UNESCO/Brasil: SESU, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.