A constituição da docência de professores engenheiros civis: fatores determinantes
DOI:
https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1772Palavras-chave:
Docência do ensino superior, professores Engenheiros Civis, Engenharia CivilResumo
A docência da educação superior é uma atividade fundamental no desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes, que envolve o aprofundamento de conceitos, teorias e o desenvolvimento de capacidades e habilidades de pensar e analisar, formando atitudes e valores. Destarte, neste estudo, busca-se compreender fatores que estão contribuindo para professores engenheiros civis se constituírem docentes da educação superior. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, com dimensão exploratória, e segue as abordagens qualitativa e quantitativa. Foi produzida por meio de análise de documentos, pesquisa bibliográfica e de campo, envolvendo professores que atuam em 53 cursos de Engenharia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, assumindo a forma de um estudo de caso. Foram envolvidos 23% desses cursos, perfazendo 5 cursos de instituições públicas e 7 de privadas. Os dados foram obtidos com a aplicação de um questionário aos professores engenheiros civis que atuam nestes 12 cursos. Na sua organização, consta o percurso metodológico, análise das razões da escolha, o processo de construção dos conhecimentos, as contribuições da formação inicial e continuada na constituição da docência e, por fim, as considerações finais. Esses pontos indicam que a constituição da docência dos professores engenheiros civis está relacionada com a inspiração e o incentivo de professores que atuaram em suas formações acadêmicas. Os saberes para o exercício da docência provêm de conhecimentos teóricos e técnicos adquiridos na graduação e de experiências acumuladas.
Referências
ÁLVARES, Vanessa Oliveira de Moura. O docente-engenheiro frente aos desafios da formação pedagógica no ensino superior. 2006. 200f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13824/1/VOMAlvaresDISSPRT.pdf. Acesso em: 17 nov. 2021.
ALVES, Gean Henrique; FERREIRA, Júnio Fábio; AMARAL, Diego Roger Borba. Docência na Engenharia Civil: o engenheiro professor e as práticas pedagógicas. Humanidades e Tecnologia (FINOM), Paracatu, v. 18, n. 1, p. 119-31, 2019. Disponível em: http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/801/574. Acesso em: 10 jun. 2020.
ARAÚJO, Cleiton Medeiros; COSTA, Luís Henrique Goçalves; COSTA, Letícia Araújo da. Uma análise da situação dos egressos do curso de Engenharia Civil da UFERSA - Campus Angicos/RN. In: CONGRESSO TÉCNICO CIENTÍFICO DA ENGENHARIA E DA AGRONOMIA, 2019, Palmas. Anais [...]. Palmas: CONFEA, 2019. p. 1-5.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [INEP]. Censo da Educação Superior 2017: divulgação dos principais resultados. Brasília, DF: INEP, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/setembro-2018-pdf/97041-apresentac-a-o-censo-superior-u-ltimo/file. Acesso em: 12 maio 2020.
CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA [CONFEA]. Resolução n. 1.073, de 19 de abril de 2016. Regulamenta a atribuição de títulos, atividades, competências e campos de atuação profissionais aos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea para efeito de fiscalização do exercício profissional no âmbito da Engenharia e da Agronomia. Brasília, DF: CONFEA, 2016.
CUNHA, Maria Isabel da. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, n. 3, p. 609-25, jul./set. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/xR9JgbzxJggqLZSzBtXNQRg/. Acesso em: 7 set. 2023.
FARIA, Paula Maria Ferreira de; CAMARGO, Denise de; VENÂNCIO, Ana Carolina Lopes. Vigotski no Ensino Superior: concepção e práticas de inclusão. Porto Alegre: Editora Fi, 2020.
LEITÃO, Marsílio de Alencar Sá. A transição de paradigmas no ensino de engenharia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA [COBENGE], 29., 2001, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: ABENGE, 2001.
MEDEIROS, Elita de. Professor profissional ou profissional professor: breve olhar sobre a formação de professores de um curso de engenharia civil de Santa Catarina. 2019. 168f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2019. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3581. Acesso em: 18 nov. 2021.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
PARISE, Yago Riccardo Paixão; SANTANA, Saymon Henrique Santos. A influência da monitoria na disciplina de Física Geral I para o curso de Engenharia Civil. In: SEMINÁRIO DE PROJETOS DE ENSINO, 2019, Marabá. Anais [...]. Marabá: UNIFESSPA, 2019. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/1052/422. Acesso em: 18 nov. 2021.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013.
TARDIF, Maurice; GAUTHIER, Clermont. O saber profissional dos professores – fundamentos e epistemologia. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA SOBRE O SABER DOCENTE, 1996, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: UFCE, 1996.
YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Josimar de Aparecido Vieira, Luana Anchieta Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.