A inclusão da criança surda na Educação Infantil no estado de Mato Grosso do Sul, MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1682

Palavras-chave:

Educação Infantil, Mato Grosso do Sul, criança surda

Resumo

Este estudo discute os elementos que envolvem as práticas político-pedagógicas com crianças surdas nas instituições de Educação Infantil, no estado de Mato Grosso do Sul, enfocando a importância da Libras em todas as experiências e vivências com as crianças. Enfatiza-se, no decorrer dapesquisa, a formação de professores para o atendimento das especificidades linguísticas da criança surda e as barreiras encontradas no atual momento da sociedade capitalista, marcada pela exclusão. Para o alcance desta reflexão, a pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica. O referencial teórico e a análise dos trabalhos encontrados apresentam resultados importantes sobre a necessidade de se priorizarem políticas públicas mais efetivaspara a educação de surdos na Educação Infantil. O estudo evidenciou a carência de produções científicas e acadêmicas direcionadas à área da Educação Infantil que tratam sobre o processo de inclusão de crianças surdas, no estado de Mato Grosso do Sul. Os principais resultados encontrados evidenciam a falta de capacitação específica para os professores, no sentido de proporcionar a inclusão escolar da criança surda de modo eficaz; e o desafio de implementar a educação bilíngue, que, na atualidade, é considerada uma modalidade de ensino.

Biografia do Autor

Marcia Pires dos Santos, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutoranda em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Mestre em Educação pela UCDB. Graduada no Curso Normal Superior pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Coordenadora Pedagógica na Secretaria de Educação e Cultura no município de Bonito, MS. Desenvolve pesquisas sobre o processo de inclusão de crianças com deficiências na Educação Infantil.

Raquel Elizabeth Saes Quiles, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduada em Pedagogia pela UFMS. Professora adjunta da UFMS. Intérprete e tradutora de LIBRAS/Língua Portuguesa, certificada pelo PROLIBRAS.

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Publicado

2023-12-15

Como Citar

Santos, M. P. dos ., & Quiles, R. E. S. . (2023). A inclusão da criança surda na Educação Infantil no estado de Mato Grosso do Sul, MS. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(64), 111–131. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1682