Dificuldades do coordenador pedagógico na formação continuada de professores do Programa de Educação em Tempo Integral “Escola da Autoria” em MS
DOI:
https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1680Palavras-chave:
coordenador pedagógico, ensino fundamental, formação continuadaResumo
No presente artigo, procuramos refletir sobre as dificuldades encontradas pelo coordenador pedagógico, na condução do processo de formação continuada em serviço, com os professores, no espaço escolar em que atua. Na realização do trabalho, orientamo-nos por uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental na análise de documentos norteadores da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, bem como de materiais produzidos por estudiosos como Placco e Almeida (2012, 2015), Silva (2022) e Pulchério (2022). Além disso, utilizamos o conceito de “reflexão na ação” abordado por Schön (1992) e a experiência relatada por Mattas, Pedroso e Mattos (2021), na formação continuada em serviço, de uma escola pública da rede estadual de Mato Grosso do Sul. Para tanto, procuramos elucidar as dificuldades atuais enfrentadas pelo coordenador pedagógico em diferentes escolas que ofertam o Programa de Educação em Tempo Integral, denominado “Escola da Autoria”, na etapa do ensino fundamental, vistas como empecilhos para o desenvolvimento de formação dos professores de acordo com suas necessidades individuais e coletivas. O estudo realizado apontou que, para desenvolver a formação continuada em serviço com os professores, o coordenador pedagógico encontra situações que podem privar a escola de aprimorar o conhecimento e aprofundar discussões teórico-metodológicas que possibilitem contribuir para as mudanças efetivas no trabalho pedagógico da instituição escolar.
Referências
ALVES, Gilberto Luiz. A produção da escola pública contemporânea. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.
BENACHIO, Marly das Neves; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Desafios para a prática da formação continuada em serviço. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Org.). O coordenador pedagógico: provocações e possibilidades de atuação. São Paulo: Edições Loyola, 2012. p. 57-70.
BRASIL. Ministério da Educação [MEC]. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 12 out. 2021.
BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Diário oficial da união: Brasília, DF, 26 jun. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 12 out. 2021.
CAMPOS, Patrícia Regina Infanger; ARAGÃO, Ana Maria Falcão de. O coordenador pedagógico e a formação docente: possíveis cainhos. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Org.). O coordenador pedagógico: provocações e possibilidades de atuação. [Volume 8]. São Paulo: Edições Loyola, 2012. p. 37-55.
FONTANA, Maire Josiane; FÁVERO, Altair Alberto. Professor reflexivo: uma integração entre teoria e prática. Revista de Educação do IDEAU, Getúlio Vargas, v. 8, n. 17, p. 1-17, 2013. Disponível em: https://www.caxias.ideau.com.br/wp-content/files_mf/de946928fc01518999bb019ba65f89a830_1.pdf. Acesso em: 12 out. 2021.
FUSARI, José Cerchi. Formação contínua de educadores na escola e em outras situações. In: BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; CHRISTOV, Luiza Helena da Silva (Org.). O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Edições Loyola, 2015. p. 17-24.
GARRIDO, Elsa. Espaço de Formação continuada para o professor-coordenador. In: BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; CHRISTOV, Luiza Helena da Silva (Org.). O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Edições Loyola, 2015. p. 9-16.
GEGLIO, Paulo César. O papel do coordenador pedagógico na formação do professor em serviço. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Org.). O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo: Edições Loyola, 2010. p. 113-19.
GUIMARÃES, Ana Archangelo; VILLELA, Fábio Camargo Bandeira. O professor-coordenador e as atividades de início de ano. In: BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; CHRISTOV, Luiza Helena da Silva (Org.). O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Edições Loyola, 2015. p. 38-55.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: política, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012.
MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação. Resolução n. 3.518, de 21 de novembro de 2018. Regulamenta o exercício da função de Coordenador Pedagógico nas escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências. Diário oficial de Mato Grosso do Sul: Campo Grande, MS, 22 nov. 2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/11AWPOZDLhx2JwFHHJ6a18g2vlc5VNTx7/view?usp=sharing. Acesso em: 28 nov. 2021.
MATO GROSSO DO SUL. Lei n. 4.973, de 29 de novembro de 2016. Cria o Programa de Educação em Tempo Integral, denominado “Escola da Autoria”, e dá outras providências. Diário oficial de Mato Grosso do Sul: Campo Grande, MS, 30 dez. 2016. Disponível em: https://leisestaduais.com.br/ms/lei-ordinaria-n-4973-2016-mato-grosso-do-sul-cria-o-programa-de-educacao-em-tempo-integral-denominado-escola-da-autoria-e-da-outras-providencias. Acesso em: 12 out. 2021.
MATTAS, Elizabeth de Fátima da Silva; PEDROSO, Nara Cristina Rodrigues; MATTOS, Neiva Maria. A Escola pode: formação continuada de professores – Estrutura do pensamento e aprendizagem – e mediação pedagógica do conhecimento (aprendendo a pensar na escola e na vida). Curitiba: Appris, 2021.
NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: EDUCA, 2002.
PULCHÉRIO, Ariadene Salma da Silva. Análise das atribuições do coordenador pedagógico da Rede Estadual de MS. 2022. 155f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2022. Disponível em: https://portal.uems.br/assets/uploads/cursos_pos/cf56c0d8020c416fb02f65f15e977953/teses_dissertacoes/1_cf56c0d8020c416fb02f65f15e977953_2023-01-24_12-38-20.pdf. Acesso em: 28 mar. 2023.
SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antônio (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. Disponível em: https://www.academia.edu/download/37875068/FORMAR_PROFESSORES_COMO_PROFISSIONAIS_REFLEXIVOS_-DONALD_A._SCHON.pdf. Acesso em: 12 out. 2021.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL [SED-MS]; DAHER, Helio Queiroz; FRANÇA, Kalícia de Brito; CABRAL, Manuelina Martins da Silva Arantes (Org.). Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul: educação infantil e ensino fundamental. Campo Grande: SED, 2019. Disponível em: https://www.sed.ms.gov.br/wp-content/uploads/2020/02/curriculo_v110.pdf. Acesso em: 19 mar. 2023.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL [SED-MS]. Escola da autoria: educação integral em tempo integral. Campo Grande: SED-MS, 2022.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL [SED-MS]. Lei n. 4.621, de 22 de dezembro de 2014. PEE-MS: Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: SED, 26 dez. 2014. Disponível em: http://www.sed.ms.gov.br/wp-content/uploads/2015/05/pee-ms-2014.pdf. Acesso em: 12 out. 2021.
SILVA, Andréa de Carvalho. Formação continuada em serviço e prática pedagógica. 2007. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2007. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/2925/1/2007_AndreadeCarvalhoSilva.pdf. Acesso em: 2 nov. 2021.
SILVA, Iara Augusta da. O discurso sobre a formação do professor da educação básica no Brasil no século XX. Curitiba: Appris, 2022.
TÔRRES, Francis Aréco; ANUNCIAÇÃO, Vicentina Socorro da. Técnicos de suporte em tecnologias e o fazer docente no contexto da pandemia COVID-19 na rede estadual de ensino na Coordenadoria Regional de Educação de Aquidauana-MS. In: SANTOS, Claudete Soares de Andrade; SIQUEIRA, José Flávio Rodrigues. Experiências de ensinar e aprender em tempos de Pandemia. Campo Grande: SED-MS, 2022. p. 93-105.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ELEIDA DA SILVA ARCE ADAMISKI, Iara Augusta da Silva, Paulo Cezar Rodrigues dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.