Panorama da educação ambiental não formal em unidades de conservação em Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1804Palavras-chave:
Educação Ambiental não-formal, Educação Ambiental em Unidades de Conservação, Unidades de Conservação no Mato Grosso do SulResumo
As unidades de conservação constituem espaços imprescindíveis para a conservação da biodiversidade e para a realização de pesquisas científicas e de saberes tradicionais. Além disso, são espaços em que a educação ambiental pode ser desenvolvida como um mecanismo de transformação individual e coletivo, estimulando o vínculo e a conexão afetiva com o lugar. A presente pesquisa teve como objetivo investigar as práticas de educação ambiental não formal em unidades de conservação em Mato Grosso do Sul. Para tal, foi realizada uma pesquisa empírica através da técnica de entrevista semiestruturada, analisando-se qualitativamente o contexto em que está inserida a educação ambiental não formal nos espaços identificados. Do levantamento realizado, foram selecionadas sete unidades de conservação e construídos seis eixos temáticos, com base no roteiro guia, para orientar as análises e os resultados da pesquisa. São eles: práticas de educação ambiental não formal; envolvimento com a comunidade diante da promoção da educação ambiental; envolvimento coletivo por meio de parcerias e redes integradas; desafios na promoção da educação ambiental; impacto da pandemia, em decorrência da disseminação do coronavírus, nas atividades e no conhecimento da educação ambiental crítica.
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