Narrativas de professores alfabetizadores sobre a formação e prática docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1543

Palavras-chave:

Formação docente, Prática educativa, Programa Alfabetização na Idade Certa

Resumo

As nuances vivenciadas na formação inicial e continuada dos professores reverberam na prática pedagógica e na identidade profissional. Este estudo tem por objetivo compreender a formação docente inicial e aquela desenvolvida por intermédio do Programa Alfabetização na Idade Certa, a partir dos significados produzidos por professores alfabetizadores que atuam no 2º ano do ensino fundamental. Com esteio nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, a investigação, de natureza qualitativa, tem suporte no método (auto)biográfico e possui como objeto de estudo as narrativas de dois docentes coletadas por meio de entrevistas narrativas. Os resultados evidenciaram: que a escolha profissional foi influenciada pelas relações familiares; que a trajetória formativa inicial foi aligeirada e precária, não capacitando para o exercício docente na escola; e que a formação no referido Programa levava os professores a acreditarem que orientações padronizadas e prescritivas eram regra de conduta, significando-as como positivas, ainda que pouco considerassem o contexto sócio-histórico. Conclui-se que há a necessidade de investir em formação continuada crítica, ressignificando os processos formativos pragmáticos, de modo que favoreçam a autonomia e a reflexão, com os professores no centro das discussões, a partir de suas realidades diversas.

Biografia do Autor

Genira Fonseca de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (UFC)

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/UECE). Integrante do Grupo de Estudos Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PPGE/UECE). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). Desenvolve estudos na área de Educação e Formação de Professores. Formadora do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC).

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). Líder do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades (PEMO). Editora da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Pesquisadora de produtividade CNPq.

Giovana Maria Belém Falcão, Universidade Estadual do Ceará (UFC)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduação em Psicologia pela UFC. Professora assistente da UECE e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE. Pesquisadora do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/UECE). Áreas de interesse: Formação de Professores, Identidade Docente, Educação Inclusiva.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Oliveira, G. F. de, Fialho, L. M. F., & Falcão, G. M. B. (2022). Narrativas de professores alfabetizadores sobre a formação e prática docente. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(61), 303–324. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1543