O papel da literatura infantil na formação da criança: concepções e práticas vivenciadas no PIBID em uma escola da Baixada Fluminense, RJ

Autores/as

  • Jonas Alves da Silva Junior
  • Michele dos Santos Melo Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.42(07)

Palabras clave:

Literatura infantil, formação de leitor, PIBID.

Resumen

O presente trabalho foi fruto de experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no ano de 2014, no Curso de Pedagogia da UFRRJ. A metodologia – de cunho qualitativo – foi calcada na observação de uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de um município da Baixada Fluminense - Rio de Janeiro, e na entrevista do professor implementador de leitura da escola-campo. O interesse pela pesquisa surgiu a partir das dificuldades enfrentadas pelos educadores na formação de leitores ativos e o aparente desinteresse dos educandos pela leitura no ambiente escolar. Desse modo, a pesquisa visa discutir o conceito de literatura infantil em um breve aparato histórico, o papel social e histórico da literatura infantil na formação de sujeitos criativos e autônomos e a função do educador como um propiciador de momentos significativos na aprendizagem da criança. Como referencial teórico, optamos por dialogar com autores como Frantz, Góes, Costa, Sandroni e Machado, dentre outros. Conclui-se que as atividades de literatura infantil organizadas pelo professor em sala de aula são, muitas vezes, utilizadas como recurso pedagógico desvinculado da realidade sócio-histórico-cultural dos educandos. Tais resultados evocam a importância da formação de professores na construção de educadores leitores e aptos a estabelecer uma relação com a literatura infantil com base no diálogo, na arte, na ludicidade e na criatividade.

Biografía del autor/a

Jonas Alves da Silva Junior

 

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Publicado

2016-07-26

Cómo citar

da Silva Junior, J. A., & Melo Fernandes, M. dos S. (2016). O papel da literatura infantil na formação da criança: concepções e práticas vivenciadas no PIBID em uma escola da Baixada Fluminense, RJ. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 21(42), 107–126. https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.42(07)

Número

Sección

Artigos