Programa de Formação Continuada de professores universitários–PFC/UFV
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.895Palabras clave:
Programa de Formação Continuada, Pedagogia Universitária, Educação Superior.Resumen
Em um contexto de rápidas transformações no campo da educação superior, novos desafios são apresentados ao ensino universitário. Em atenção a tais desafios, pesquisas e ações voltadas para o desenvolvimento profissional docente tornam-se crescentes. Nesta oportunidade, apresenta-se o Programa de Formação Continuada (PFC) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Trata-se de um estudo documental que é recorte de uma pesquisa mais ampla acerca de políticas voltadas para o desenvolvimento do profissional da docência instituídas por universidades federais mineiras. Dentre outras constatações, destaca-se no estudo que a institucionalização do PFC constitui-se um passo importante em direção à valorização do ensino na UFV, bem como concorre para o fortalecimento de competências pedagógicas, que historicamente têm sido deixadas em segundo plano no contexto da educação superior. O estudo conclui que a UFV está sintonizada com as novas responsabilidades que emergem atualmente para o ensino universitário, ao oferecer programa de formação pedagógica continuada aos seus docentes.Citas
ALMEIDA, M. I. Formação do professor do Ensino Superior: desafios e políticas institucionais. São Paulo: Cortez, 2012.
ANASTASIOU, L. das G. C. Metodologia do ensino superior: da prática docente a uma possível teoria pedagógica. Curitiba: IBPEX, 1998.
ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na universidade. Joinville, SC: Univille, 2003.
BROILO, C. L.; CUNHA, M. I. da. Pedagogia universitária e produção de conhecimento. Porto Alegre: Edipucrs, 2008.
CHAUÍ, M. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p. 5-15, set./dez. 2003.
______. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Ed. Unesp, 2001.
CUNHA, M. I. da. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 32, p. 258-371, maio/ago. 2008.
______. Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinass, SP: Papirus, 2007.
______. Formatos avaliativos e concepção de docência. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
DIAS SOBRINHO, J. Educação superior, globalização e democratização. Qual universidade? Revista Brasileira de Educação, n. 28, p. 164-73, jan./abr. 2005.
______. Avaliação da educação superior. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
ESTEVES, M. Para a excelência pedagógica do ensino superior. Sísifo/Revista de Ciências da Educação, n. 7, p. 101-9, set./dez. 2008.
FERENC, A. V. F. Como o professor universitário aprende a ensinar? Um estudo na perspectiva da socialização profissional. 2005. 298p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, 2005.
FORMOSINHO, J. (Org.). Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009.
ISAIA, S. M. A.; BOLZAN, D. P. V.; MACIEL, A. M. R. (Org.). Pedagogia universitária: tecendo redes sobre a educação superior. Santa Maria, RS: Edufsm, 2009.
MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus Editorial, 2003.
______. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: MASETTO, M. T. (Org.). Docência na universidade. Campinas, SP: Papirus, 1998. p. 9-26.
MOROSINI, M. C. (Org.). Enciclopédia da pedagogia universitária. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2003.
PACHANE, G. G. Teoria e prática na formação de professores universitários: elementos para discussão. In: RISTOFF, D.; SEVEGNANI, P. (Org.). Docência na educação superior. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. (Coleção Educação Superior em Debate; v. 5, p. 97-1460).
______. A importância da formação pedagógica para o professor universitário: a experiência da UNICAMP. 2003. 268f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, 2003.
PIMENTA, S. G.; ALMEIDA, M. I. (Org.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.
______. Pedagogia universitária. São Paulo: Edusp, 2009.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
UNESCO. Política de mudança e desenvolvimento no ensino superior. Rio de Janeiro: Garamond, 1999.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV). Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2012-2017. Viçosa, 2012.
______. Resolução n. 04, de 29 de julho de 2010, institui o Programa de Formação Continuada de Professores da UFV – PFC. Viçosa, 2010.
VEIGA, I. P. A.; CUNHA, M. I. da (Org.). Desmistificando a profissionalização do magistério. Campinas, SP: Papirus, 1999.
ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.