Sapo Campus – uma ferramenta colaborativa em contexto de formação contínua de professores em tecnologias digitais
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1171Palabras clave:
formação contínua, Sapo Campus, ensino e aprendizagemResumen
A capacidade em usar as tecnologias digitais emerge atualmente como uma componente fundamental na área educativa, notando-se um crescente interesse na implementação e desenvolvimento de ações de formação contínua a docentes no domínio das tecnologias de informação e comunicação. Nessa linha, há um reconhecimento pela comunidade educativa na necessidade de implementação e definição de estratégias para o uso de tecnologias, por constituírem ferramentas indispensáveis para o desenvolvimento do processo educativo, permitindo, genericamente, interpretar, armazenar, produzir e transmitir informação. Nesse sentido, o presente artigo aborda os contornos concetuais e metodológicos de uma ação de formação a docentes, a partir da Direção Regional de Educação da Madeira, sobre uma ferramenta tecnológica colaborativa especialmente indicada para contextos educativos – o Sapo Campus. Para além dessa componente, integrou-se na plataforma Sapo Campus a exploração de outras ferramentas e materiais pedagógicos apoiados no uso de tecnologias digitais, com potencial para serem utilizadas em contexto escolar na construção de trabalhos multimédia para a comunidade educativa. A ação de formação foi orientada por dois formadores e desenvolvida por quinze docentes de diversas áreas de ensino, tendo-se obtido, a partir de um inquérito por questionário, uma avaliação muito positiva, tanto no que concerne aos conceitos abordados configurados na utilização da plataforma, como relativamente à metodologia adotada para o desenvolvimento da atividade formativa.Citas
ALENCAR, G. A.; MOURA, M. R.; BITENCOURT, R. B. Facebook como plataforma de ensino/aprendizagem: o que dizem os professores e alunos do IFSertão – PE. Educação, Formação & Tecnologias, v. 6, n. 1, p. 86-93, jul. 2013. Disponível em: http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/321.
ARESTA, M.; MOREIRA, A.; PEDRO, L. A utilização de ferramentas Web 2.0 e a promoção de processos de aprendizagem colaborativa: implicações educativas e sociais. In: CARVALHO, A. A. A. (Org.). Actas do encontro sobre web 2.0. Braga, Portugal: CIEd, 2008. p. 404-9. Disponível em: http://www.academia.edu/2035819/A_utiliza%C3%A7%C3%A3o_de_ferramentas_Web_2.0_e_a_promo%C3%A7%C3%A3o_de_processos_de_aprendizagem_colaborativa_implica%C3%A7%C3%B5es_educativas_e_sociais_in_portuguese_.
ATTWELL, G. Personal learning environments - the future of eLearning? eLearning Papers, v. 2, n. 1, p. 1-8, jan. 2007. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.97.3011&rep=rep1&type=pdf.
BELARMINO, M. C.; GOMES, M. J. Aprendizagem colaborativa com a plataforma FLE3: um estudo de caso. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO – CHALLENGES, 5. Braga, 2007. Actas [...]. Braga, Portugal: Universidade do Minho, 2007. p. 690-704. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7097/1/Challenges07-MCB-MJG.pdf
CARVALHO, C. J.; DOURADO, L. G. O desenvolvimento de competências de trabalho de equipa numa abordagem ABRP: um estudo com alunos de ciências naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico Português. In: CONGRESSO GALEGO PORTUGUÉS DE PSICOPEDAGOXÍA, 11., Coruña, 2011. Actas [...]. Coruña, Espanha: Universidade da Coruña, 2011. p. 1885-98. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/15980
DIAS, P. Comunidades de educação e inovação na sociedade digital. Educação, Formação & Tecnologias, v. 5, n. 2, p. 4-10, dez. 2012. Disponível em: http://www.eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/314.
DOWNES, S. Connectivism and Personal Learning. 2011. Disponível em: http://www.slideshare.net/Downes/connectivism-and-personal-learning
ESTHER, F.; EBERE HOPE, N.; CHARLES-OGAN, G. Investigating post graduate students attitude towards adopting WEB 2.0 technologies for collaborative learning. International Journal of Education Learning and Development, v. 3, n. 5, p. 11-9, 2015. Disponível em: http://www.eajournals.org/wp-content/uploads/Investigating-Post-Graduate-Students-Attitude-towards-Adopting-Web-2.0-Technologies-for-Collaborative-Learning.pdf.
HARTSHORNE, R.; AJJAN, H. Examining student decisions to adopt Web 2.0 technologies: theory and empirical tests. Journal of Computing in Higher Education, v. 21, n. 3, p. 183-98, 2009. Disponível em: http://link.springer.com/article/10.1007/s12528-009-9023-6
LAAL, M.; LAAL, M. Collaborative learning: What is it? Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 31, p. 491-5, 2012. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042811030217?via%3Dihub
MARQUES, E. G.; ABEGG, I. Blog como ferramenta pedagógica na produção colaborativa em educação ambiental. Monografias Ambientais, v. 10, n. 10, p. 2115-27, out./dez. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/index.php/remoa/article/view/5917.
PATRÍCIO, M. R.; GONÇALVES, V.; CARRAPATOSO, E. Tecnologias Web 2.0: recursos pedagógicos na formação inicial de professores. In: CARVALHO, A. A. A. (Org.). Actas do encontro sobre web 2.0. Braga, Portugal: CIEd, 2008. p. 108-19. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/2047/1/F004.pdf.
SANTOS, C.; PEDRO, L.; ALMEIDA, S. Sapo Campus: promoção da utilização de serviços da Web social em contexto educativo. Educação, Formação & Tecnologias, v. 4 n. 2, p. 76-88, nov. 2011. Disponível em: http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/257.
SANTOS, C.; PEDRO, L.; ALMEIDA, S. Sapo Campus: uma plataforma da web social para contextos educativos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL TIC E EDUCAÇÃO, 2., Lisboa. Atas [...]. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2012. p. 2466-81. Disponível em: http://ticeduca.ie.ul.pt/atas/pdf/193.pdf
SANTOS, C.; RAMOS, F.; PEDRO, L. Repensar a tecnologia em contextos educativos: o SAPO Campus no DeCA. Indagatio Didactica Tecnologias da Informação em Educação, v. 6, n. 1, p. 185-200, fev. 2014. Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2680
VELETSIANOS, G.; NAVARRETE, C. Online social networks as formal learning environments: learner experiences and activities. The International Review of Research in Open and Distance Learning, v. 13, n. 1, p. 144-66, 2012. Disponível em: http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/1078
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.