Diagnóstico da evasão universitária nas séries iniciais dos cursos presenciais da Graduação da UEMS em 2014: um estudo comparativo entre os ingressantes pelo regime de cotas e os de ampla concorrência

Autores/as

  • Vania Pereira Morassutti Benatti Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Reitoria, Dourados, Mato Grosso do Sul
  • Marcio Mucedula Aguiar Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Humanas, Dourados, Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1100

Palabras clave:

ações afirmativas, cotas, evasão universitária.

Resumen

O objetivo deste trabalho foi levantar o índice de evasão anual dos alunos cotistas negros das primeiras séries dos cursos presenciais de graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Dourados, no ano de 2014. A taxa de evasão anual da UEMS, no período analisado, corresponde a 35,8% nas vagas gerais, que abrange o total de vagas ofertadas (ampla concorrência, indígena, negro). Por modalidade de ingresso, a evasão anual girou em torno de 36,5% na categoria ampla concorrência; 27%, no regime de cotas para a população indígena; e 33,8%, nas vagas reservadas para a população de pretos e pardos. Para uma melhor compreensão das causas da evasão, combinou-se a análise quantitativa com as entrevistas de seis alunos negros que desistiram dos seus cursos. Essas entrevistas destacaram como fatores da evasão: a dificuldade socioeconômica, a distância entre domicílio e universidade, falta de afinidade com o curso escolhido, como também a falta de acolhimento por parte da instituição. A ínfima diferença do número de evasão, entre os estudantes ingressantes pela ampla concorrência e os ingressantes pelo regime de cotas, mostra que a evasão é um problema amplo, não específico aos ingressantes pelo regime de cotas, reconhecendo a importância das ações afirmativas para o acesso e a diversificação étnico-racialdo ensino superior brasileiro.

Biografía del autor/a

Vania Pereira Morassutti Benatti, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Reitoria, Dourados, Mato Grosso do Sul

Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Universidade Federal da Grande Dourados (2017).

Marcio Mucedula Aguiar, Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Humanas, Dourados, Mato Grosso do Sul

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Pós-Doutorado em Educação entre 2014 e 2015 realizado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/ USP

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Publicado

2018-05-23

Cómo citar

Pereira Morassutti Benatti, V., & Mucedula Aguiar, M. (2018). Diagnóstico da evasão universitária nas séries iniciais dos cursos presenciais da Graduação da UEMS em 2014: um estudo comparativo entre os ingressantes pelo regime de cotas e os de ampla concorrência. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 23(48), 195–217. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1100

Número

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Artigos