Cinema e educação na perspectiva da igualdade de inteligências: reflexões sobre ver e fazer filmes como construções de um comum para as produções curriculares com estudantes da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1736

Palavras-chave:

cinema, currículo, práticas pedagógicas

Resumo

Neste artigo, são investigadas práticas artístico-pedagógicas com cinema do projeto cultural REALIZACINE em duas escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro. O projeto em questão, desde o ano de 2021, desenvolve ações educativas junto a estudantes da educação básica centradas nos gestos de ver e fazer filmes, partindo da condição central de igualdade de inteligências entre os envolvidos. Perspectiva esta que tensiona as fronteiras curriculares e produz, como lócus da prática, construções com e entre os sujeitos, em articulação com os diferentes saberes produzidos nas relações, e que aposta numa Pedagogia da Criação, colocando os estudantes como espectadores e criadores de filmes, incidindo em possíveis produções curriculares com o cinema relacionadas ao espaço escolar. Procurou-se desenvolver a atividade da pesquisa educacional pela dimensão na qual se habita a própria prática educativa, como alternativa para estabelecer os caminhos investigativos pelo par experiência/sentido (LARROSA, 2002). Apresentando o exercício do Minuto Lumière (FRESQUET, 2013a, 2014) aos estudantes, produziram-se artefatos investigativos, como: uma curadoria inicial dos filmes exibidos, notas e registros em caderno de campo, fotografias, além dos próprios filmes dos estudantes realizados nas práticas, de modo a representar o conjunto de materiais para tecer reflexões sobre noções de um “comum”, como construção curricular com o cinema. Nesse sentido, a reflexão a seguir está atravessada pelas ponderações de Jacques Rancière, Larrosa, Fresquet, entre outros autores de relevância.

Biografia do Autor

Leonardo Cesar Alves Moreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação e graduado em Pedagogia pela UFRJ. Atua como coordenador pedagógico das Escolas de Cinema do CINEAD da UFRJ, por meio da Extensão Universitária e também do REALIZACINE.

Pedro Cupolillo de Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Estudante de Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), habilitação em Rádio e TV. Atualmente, desenvolve experiências de iniciação ao Cinema em Escolas Públicas, por meio do Programa de Extensão Universitária CINEAD da UFRJ e no REALIZACINE.

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Publicado

2023-08-03

Como Citar

Moreira, L. C. A., & Almeida, P. C. de. (2023). Cinema e educação na perspectiva da igualdade de inteligências: reflexões sobre ver e fazer filmes como construções de um comum para as produções curriculares com estudantes da educação básica. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(63), 311–335. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1736