Alunos com deficiência intelectual aprendendo frações: ações pedagógicas intencionais baseadas em conceitos da defectologia de Vygotsky
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i54.1402Palavras-chave:
Psicologia educacional, psicologia histórico-cultural, defectologiaResumo
Esta pesquisa teve como objetivo compreender o processo de aprendizagem de frações por dois alunos com deficiência intelectual, coletivamente a alunos sem deficiência. O tipo de procedimento utilizado foi a pesquisa intervencionista. Foram dezoito os sujeitos de pesquisa, compostos por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, dois dos quais com deficiência intelectual/sujeitos-foco. Utilizaram-se os seguintes instrumentos de coleta de dados: 10 observações, totalizando 8h20m, e 10 escritos de análise documental. Os resultados mostraram que os alunos com deficiência intelectual aprenderam conceitos científicos que envolviam o conceito de frações, principalmente em relação à ideia de parte-todo. O estudo concluiu que a compreensão do conteúdo matemático, especialmente conceitos científicos sobre frações no processo educacional de alunos com deficiência intelectual, pode ser eficaz quando ocorre em processos que envolvem ações pedagógicas intencionais − com base nos conceitos da defectologia de Vygotsky.
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