O professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o conhecimento educativo freireano
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1063Palabras clave:
Educação de Jovens e Adultos, conhecimento freireano, prática educativa.Resumen
O presente artigo trata do resultado de uma investigação com 78 professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos na rede pública no município de Rondonópolis, MT. A Investigação foi impulsionada pelo desejo de refletir sobre a prática pedagógica do professor. Como objetivo, buscou-se compreender que conhecimento o professor da EJA tem do pensamento educativo freireano. Para a coleta de dados, utilizou-se de questionário com questão fechada e aberta para o professor manifestar o seu conhecimento. Como fundamentação teórica, este artigo se alicerçou no pensamento Educativo de Paulo Freire e autores que estão em sintonia com seu pensamento. O resultado da investigação revelou que os professores da EJA não tiveram uma formação específica para atuar nessa modalidade de ensino. Para esses professores, o pensamento educativo de Freire é compreendido como importante para pensar o processo pedagógico da EJA, porém, na formação continuada, a ênfase, simplesmente, é dada para a instrumentalização do ensino.
Citas
ALVES, Solange Maria. Freire e Vigotski: um diálogo entre a pedagogia freireana e a psicologia histórico-cultural. Chapecó, SC: Argos. 2012.
ARROYO, Miguel G. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis, RJ: Vozes. 2017.
BARCELOS, Valdo. Educação de jovens e adultos: currículo e práticas pedagógicas. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
CARVALHO, Ademar de Lima. Os caminhos perversos da educação: a luta pela apropriação do conhecimento no cotidiano da sala de aula. Cuiabá, MT: EDUFMT, 2005.
CARVALHO, Ademar de Lima; SANTOS, Terezinha de F. Ávila. A formação docente e o pensamento educativo freireano. In: SILVA, Adelmo Carvalho da; CARVALHO, Ademar de Lima; CARDOSO, Cancionila Janzkovski (Org.). Formação docente e práticas educativas na escola. Cuiabá, MT: EDUFMT, 2015. p. 15-27.
FÁVERO, Osmar. Paulo Freire, movimentos sociais e educação de Jovens e Adultos. In: STRECK, Danilo R.; ESTABAN, Maria Teresa (Org.). Educação popular: lugar de construção social coletiva. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 49-63.
FREIRE, Paulo. Professora sim tia não: cartas a quem ousa ensinar. 10. ed. São Paulo: Olho D’Água, 2000.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
______. Pedagogia do oprimido. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
______. Educação e mudança. 20. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FREITAS, Ana Lúcia Souza. Pedagogia da conscientização: um legado de Paulo Freire à formação de professores. 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
GADOTTI, Moacir. Reinventando Paulo Freire na escola do século XXI. In: TORRES, Carlos Alberto et. al. Reinventando Paulo Freire no século XXI. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2008.
______. A escola e o professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar. São Paulo: Publisher, 2007.
GOELZER, Juliana; OLIVEIRA, Luiz Renato de; SANTOS, Caroline da Silva dos. Sobre escutar crianças, adolescentes, jovens e adultos na escola: desafios e possibilidades para a auto(trans)formação de professores. In: HENZE, Celso Ilgo; TONIOLO, Joze Medianeira dos Santos de Andrade (Org.). Dialogus: círculos dalógicos, humanização e auto(trans)formação de professores. São Leopoldo, RS: Oikos, 2015. p. 51-61.
JARDILINO, José Rubens Lima; ARAÚJO, Regina Magna Bonifácio de. Educação de Jovens e Adultos: sujeitos, saberes e práticas. São Paulo: Cortez, 2014.
MAFRA, Jason Ferreira. Paulo Freire, um menino conectivo: conhecimento, valores e práxis do educador. Brasília: Líber Livro, 2016.
NUNEZ HURTADO, Carlos. Educar para transformar, transformar para educar: comunicação e educação popular. Petrópolis, RJ: Vozes, 1992.
PACHECO JUNIOR, Israel; TORRES, Michelangelo Marques. Atualidade do pensamento de Paulo Freire na educação popular. In: ASSUMPÇÃO, Raiane (Org.). Educação popular na perspectiva freireana. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.
PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SCOCUGLIA, Afonso Celso. A teoria só tem utilidade se melhorar a prática: as propostas de Paulo Freire. Petrópolis, RJ: De Petrus et Alii; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2013.
TORRES, Carlos Alberto. Novos pontos de partida da pedagogia política de Paulo Freire. In: TORRES, Carlos Alberto et al. Reinventando Paulo Freire no século XXI. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2008. p. 41-51.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.