Dificuldades de ensino e aprendizagem em matemática no ensino superior na perspectiva de docentes e discentes
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1569Palavras-chave:
Ensino superior, ensino de matemática, ensino/aprendizagemResumo
This article aims to contribute to the understanding of possible causes of teaching and learning difficulties, from the perspective of teachers and students, respectively, in matters that involve mathematical knowledge, in college education. Specifically, it seeks to identify the probable reasons for learning difficulties in mathematics, on the part of the student; identify the probable reasons for difficulties in teaching mathematics, on the part of the teacher; explain aspects about mathematics and its teaching and conceptions, especially those linked to mathematical knowledge, which can support the teaching practices in progress. The reflections involve data from interviews carried out with professors and students from three universities, one of each modality − public, private, and community −, in the region of Sorocaba, SP. We found that practices with exposure of matters, examples, and problem solving predominate, as well as the conception that mathematics is a knowledge in which the linearization of matters prevails.
Referências
BOALER, Jo. O que a matemática tem a ver com isso? Como professores e pais podem transformar a aprendizagem da matemática e inspirar sucesso. Porto Alegre: Penso, 2019.
BOALER, Jo. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Porto Alegre: Penso, 2018.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: temática arte ou técnica de conhecer e aprender. São Paulo: Ática, 1998.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Da realidade à ação: reflexões sobre educação (e) matemática. São Paulo: Summus Editorial, 1986.
MACHADO, Nilson J. Matemática e realidade: das concepções às ações docentes. São Paulo: Cortez, 2001.
NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS [NCTM]. Principles and standards for school mathematics. Executive Summary, v. 3, [s.d.]. Disponível em: https://www.nctm.org/uploadedFiles/Standards_and_Positions/PSSM_ExecutiveSummary.pdf. Acesso em: 20 jan. 2021.
PAIS, Luiz C. Didática da matemática: uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
POLYA, George. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.