O outro mente? Ou de outro modo? Verdades e mentiras do pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1620Palavras-chave:
Ideias pedagógicas, Livre arbítrio, Autonomia, Relações práticas-teoriasResumo
O texto questiona a ideia do OUTRO em quatro dimensões do pensar humano: a teológica, a filosófica, a psicológica e a pedagógica. Para a conversa acerca da primeira são chamadas as ideias de Erasmo e de Lutero, quanto ao “livre arbítrio”. Para a segunda, as ideias de Rousseau e de Kant, acerca da “autonomia”. Já quanta a terceira, Freud é chamado, quanto ao conceito de “transferência” (“transfert”). Por fim, quanto à dimensão pedagógica, são trazidos Comenius, Pestalozzi, Steiner, Korzack e Freire, para trabalhar a relação práticas/teorias, percebendo-as nos contextos e nos universos de referência. Para pensar a dimensão pedagógica, os autores das outras dimensões são percebidos como “herança” e “testamento” se questionando como chegam a nós e se estão presentes no que, hoje, pensamos em Educação.
Referências
COMENIUS, J.-A. La grande didactique. Paris : Klincksieck, 1992.
ERASME, N. Essai sur le libre arbitre. Alger, Chaix, 1945.
FREIRE, P. La pédagogie des opprimés. Paris, La Découverte, 1974 .
FREUD, S. Cinq psychanalyses. Paris: PUF, 1993.
KANT, E. Beantwortung der frage: was it Aufklarung. Berlinische Monatschrift, Frankfurt, n. 4, Weinschedel, Insel, Tome VI, p. 481-94, 1964.
KORCZAK, J. Le droit de l’enfant au respect. Paris: R. Laffont, 1979.
LUTHER, M. De la liberté du chrétien. Paris : Points, 1996.
LUTHER, M. Du serf arbitre. Paris : Gallimard, Folio essais, 2001.
MESNARD, P. Introduction à l’essai sur le libre arbitre. Alger: Chaix, 1945.
RICHÉ, P.; VERGER, J. Des nains sur les épaules de géants: maitres et élèves au Moyen age. Paris: Tallander, 2006.
ROUSSEAU, J. J. Émile ou de l'éducation. Paris: Granier-Flammarion, 1966.
SOËTARD, M. Journal de Pestalozzi sur l’éducation de son fils. In: Etudes de Jean-Jacques Rousseau, n. 6. Montmorency: Musée Jean-Jacques Rousseau, 1995.
STEINER, R. Philosophie de la liberté. Paris, PUF, 1923.
STROHL, H. La substance de l´evangile selon Luther: témoignages choisis, traduits et annotés par Henri Strohl doyen de la faculté de théologie protestante de Strasbourg. Paris: La Cause, 1931.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.