Concepção de infância, processo educativo e de alfabetização em João Amós Comênio
Palavras-chave:
Infância. Educação. Processo de alfabetização.Resumo
O presente artigo tem como finalidade explicitar a concepção de infância e o processo de educação e alfabetização propostos por Comênio. Para viabilizar esse objetivo, a questão investigativa foi assim elaborada: qual a concepção de infância que se encontra nas obras educacionais comenianas e qual o processo de educação e alfabetização nelas proposto para as crianças? A pesquisa se caracterizou como teórico-descritiva. Como resultado do estudo, ficou evidente que Comênio parte do pressuposto filosófico e teológico de que ao homem é possível e necessário ensinar tudo para que se torne verdadeiramente homem, caso contrário será meio-homem: cego, surdo e mudo. A educação é que torna o homem verdadeiro homem. Esta se fará, com muita facilidade, na primeira idade. O modelo da educação da criança é a natureza. Na infância, devem ser lançadas as sementes de toda a educação, pois somente é firme e estável aquilo de que se embebe na primeira idade.
Referências
COMÉNIO, João Amós. Didáctica magna. 2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1976.
______. Pampaedia. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1971.
COMENIUS, J. A. Il tirocínio del leggere e dello scrivere. Roma: Armando Armando Editore, 1970.
______. Orbis sensualium pictus. Praga, 1979. Fac-simile da edição de 1685.
LIMITI, Giuliana. Introduzione. In: COMENIUS, J.A. Il tirocinio del leggere e dello scrivere. Roma: Armando Armando Editore, 1970.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.