Teoria da Afrocentricidade: elementos epistemológicos para um currículo afrocentrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1897

Palavras-chave:

Teoria da Afrocentricidade, Epistemologia Afrocentrada, Educação Antirracista

Resumo

Este texto é um fragmento teórico de uma pesquisa de mestrado em Educação e está baseado pelos estudos da Teoria da Afrocentricidade de Asante (2014) e Mazama (2012). Em síntese, essa teoria contribui para interpretarmos a realidade atual, que se organiza a partir de uma visão eurocêntrica, e reformulá-la, pondo a História negra no centro do debate. Com base nisso e nesses autores, temos como objetivo geral apresentar os elementos centralidade/marginalidade, localização e agência da Teoria da Afrocentricidade como constructos de um currículo afrocentrado, bem como, especificamente, detalhar esses três aspectos epistêmicos e entender alguns apontamentos sobre as condições pedagógicas e científicas para uma educação afrocentrada e antirracista. Para tanto, apresentamos um recorte do método bibliográfico utilizado na pesquisa principal, apresentando um diálogo entre diferentes autores que contribuem com a teoria em evidência. Argumenta-se, enquanto resultado da incursão bibliográfica, que há predominância da hegemonia europeia na forma das pessoas, principalmente as negras, compreenderem o mundo; além de haver influência eurocêntrica na educação, dificultando que esta se torne afrocentrada e antirracista. Por fim, consideramos que a Teoria da Afrocentricidade permite a proposição de outra opção à epistemologia europeia.

Biografia do Autor

Cledson Severino de Lima, Universidade Maurício de Nassau (UNINASSAU), Recife-PE.

Doutorando e mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Ensino de História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e em Promoção de Política Pública de Igualdade Racial no Ambiente Escolar pela Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ). Licenciado em Pedagogia e História. Musicista. Gerente de Políticas Educacionais de Direitos Humanos na Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE-PE). Professor do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Cocoordenador do Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais (LABERER) da UFPE e do Projeto Música e Arte Afrocentrada.

Maria da Conceição dos Reis, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Camaragibe-PE.

Doutora e mestra em Educação. Graduada em Pedagogia. Professora do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pró-reitora de Extensão e Cultura. É líder do Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais (LABERER) da UFPE. Membro do GT 21 – Educação das Relações Étnico-raciais da ANPED e da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) negros(as).

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Publicado

2024-11-22

Como Citar

Lima, C. S. de, & Reis, M. da C. dos. (2024). Teoria da Afrocentricidade: elementos epistemológicos para um currículo afrocentrado. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 29(67), 99–119. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1897