Overview of non-formal environmental education in conservation areas in Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1804Keywords:
Non-formal Environmental Education, Environmental Education in Conservation Areas, Conservation Areas in Mato Grosso do SulAbstract
Conservation areas constitute essential spaces for the conservation of biodiversity and for carrying out scientific research and traditional knowledge. In addition, they are spaces in which environmental education can be developed as a mechanism for individual and collective transformation, stimulating bonding and affective connection with the place. This research aimed to investigate non-formal environmental education practices in conservation areas in Mato Grosso do Sul. To this end, an empirical research was carried out, using the semi-structured interview technique, qualitatively analyzing the context in which non-formal environmental education is inserted in the identified spaces. From the survey carried out, seven conservation areas were selected and six thematic axes were built based on the guide script to guide the analyzes and research results. They are: non-formal environmental education practices; involvement with the community in promoting environmental education; collective involvement through partnerships and integrated networks; challenges in promoting environmental education; impact of the pandemic, due to the spread of the coronavirus, on the activities and knowledge of critical environmental education.
References
BORNATO, T. S. Entrevista sobre educação ambiental em unidades de conservação. [Entrevista cedida a] Carolina Lie Okazachi Ferreira. Iniciação científica do programa PIBIC-UFGD, Dourados, jul. 2022
BRASIL. Instrução Normativa n. 03, de 01 de setembro de 2014. Fixa normas para a utilização do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade - SISBio, na forma das diretrizes e condições previstas nesta Instrução Normativa, e regulamenta a disponibilização, o acesso e o uso de dados e informações recebidos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade por meio do SISBio. (Processo nº 02070.001067/2013-96). Brasília, DF: Serviço Público Federal; Ministério do Meio Ambiente; ICMBio, 2014.
BRASIL. Decreto n. 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Brasília, DF: Presidência da República, 2010.
BRASIL. IBAMA. Portaria 31, de 11 de abril de 2007. Criar a reserva particular do patrimônio natural - rppn, denominada "rppn buraco das araras", localizada no município de jardim, estado do mato grosso do sul. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2007.
BRASIL. Decreto n. 4.281, de 25 de junho de 2002. Regulamenta a Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2002.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Lei n. 9.985, de 18 de julho de 2000. Regulamenta o art. 225, § 1º, incisos I, II, III, e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2000a.
BRASIL. Decreto de 21 de setembro de 2000. Cria o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, no Estado de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2000b.
BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1999.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.Acesso em: 14 fev. 2022.
BRASIL. Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1981.
CARVALHO, N. Entrevista sobre educação ambiental em unidades de conservação. [Entrevista cedida a] Carolina Lie Okazachi Ferreira. Iniciação científica do programa PIBIC-UFGD, Dourados, jul. 2022.
DOURADOS. Lei n. 3.009, de 22 de novembro de 2007. "Institui o Parque Natural Municipal do Paragem". Dourados: Prefeitura Municipal de Dourados, 2007.
DUARTE, R. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Curitiba: UFPR, 2004.
FOLADORI, G. Educación ambiental en el capitalismo. Revista Pesquisa em Educação Ambiental, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 48-57, 2018.
GLÓRIA DE DOURADOS. Decreto Municipal n. 18/2019 de 27 de março de 2019. Cria o Parque Natural Municipal de Glória de Dourados – PNMGD. Diário Oficial de Glória de Dourados: Glória de Dourados, 2019.
GUIMARÃES, M. Educação Ambiental Crítica. In: LAYRARGUES, P. P. (Coord.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, 2004.
LAYRARGUES, P. P. Subserviência ao capital: educação ambiental sob o signo do antiecologismo. Pesquisa em Educação Ambiental, São Paulo, v. 13, n. 1 p. 28-47, 2018.
LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental e movimentos sociais na construção da cidadania ecológica e planetária. In: LOUREIRO, C. F. B. et al. (Org.). Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2011.
MATO GROSSO DO SUL. Decreto n. 10.783, de 21 de maio de 2002. Cria o Parque Estadual do Prosa, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado: Campo Grande, 2002.
MATO GROSSO DO SUL. Decreto n. 9.278, de 17 de dezembro de 1998. Cria o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado: Campo Grande, 1998.
MEDEIROS, R.; YOUNG, C. E. F. (Ed.). Projeto: contribuição das unidades de conservação brasileiras para a economia nacional - relatório fnal. Brasília: UNEP-WCMC, 2011. Disponível em: file:///C:/Users/1926/Downloads/2011%20-%20Projeto%20contribui%C3%A7%C3%A3o%20das%20Unidades%20de%20conserva%C3%A7%C3%A3o%20brasileiras%20para%20a%20economia%20nacional%20-%20Relat%C3%B3rio%20Final%20(1).pdf. Acesso em: 20 mar 2022.
OLIVEIRA, E. A. Unidades de conservação no Brasil. In: DICK, E.; DANIELI, M. A.; ZANINI, A. M. (Org.). Gestão Participativa em unidades de conservação: uma experiência na Mata Atlântica. Rio do Sul: APREMAVI, 2012.
PADUA, C. V.; MARETTI, C. C. Apresentação. In: WWF-BRASIL; IPÊ. Gestão de unidades de conservação: compartilhando uma experiência de capacitação. Brasília: WWF-Brasil; Ipê, 2012. Disponível em: https://wwfbrnew.awsassets.panda.org/downloads/gestao_de_unidades_de_conservacao.pdf. Acesso em: 20 mar 2022.
PADUA, S. M. Educação ambiental em unidades de conservação. In: WWF-BRASIL; IPÊ. Gestão de unidades de conservação: compartilhando uma experiência de capacitação. Brasília: WWF-Brasil; Ipê, 2012. Disponível em: https://wwfbrnew.awsassets.panda.org/downloads/gestao_de_unidades_de_conservacao.pdf. Acesso em: 20 mar 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Verônica Maria Bezerra Guimarães, Carolina Lie Okazachi Ferreira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.