Dimensão pedagógica da Gestão Escolar: planejamento, avaliação e prática do currículo
DOI:
https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1671Palavras-chave:
Gestão Escolar, Políticas curriculares, Base Nacional Comum CurricularResumo
Este artigo apresenta uma análise da relação gestão escolar-currículo, a partir do olhar de gestores de escolas públicas de uma rede municipal de ensino da região metropolitana do Recife, PE. Situamos o planejamento, a avaliação e a prática do currículo como eixos da atuação da gestão escolar, numa perspectiva que considera a dimensão pedagógica como centro do trabalho do gestor ou da gestora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual adotamos a abordagem metodológica da pesquisa-ação. Com isso, temos o propósito de investigar de que maneira a dimensão pedagógica pode ser potencializada por meio da implementação do currículo na escola. Constatamos elementos que apontam o campo semântico do conceito de currículo, contextos de atuação da política educacional em curso e as especificidades dos papéis de cada segmento envolvido nas práticas curriculares desenvolvidas na escola.
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