Desafios ao Bacharelado em Administração Pública do Instituto Federal da Paraíba para a melhoria do processo avaliativo no contexto do SINAES
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1515Palavras-chave:
SINAES, BAP, IFPB, curso de graduaçãoResumo
O objetivo da pesquisa é identificar os novos desafios à gestão do Bacharelado em Administração Pública (BAP), na modalidade de Educação a Distância (EaD) ofertado pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), João Pessoa, diante da atualização do instrumento de avaliação de cursos de graduação (IACG) no ano de 2017, com foco no instrumento utilizado para a renovação e o reconhecimento de curso. A investigação consiste em um estudo de caso, de natureza aplicada, abordagem qualitativa e objetivo descritiva, com a coleta de dados realizada por procedimento documental. Foram analisados cinco indicadores de desempenho de conceito 3, menor valor obtido no último relatório de avaliação externa in loco do curso, identificados como: material didático institucional; gabinetes de trabalho para professores em Tempo Integral; espaço de trabalho para coordenação do curso e serviços acadêmicos; sala de professores; e salas de aula. Destacaram-se, ainda em análise, quatro indicadores incluídos no novo IACG, com aplicações comprovadas ao BAP: conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias às atividades de tutoria; Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); equipe multidisciplinar; e experiência no exercício da docência na EaD. Propõe-se, com a apresentação dos resultados, evidenciar os aspectos de insuficiência e os novos indicadores relacionados ao BAP que auxiliem os gestores nas tomadas de decisões diante das novas demandas do IACG, objetivando a melhoria da qualidade do processo avaliativo.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa n. 840, de 24 de agosto de 2018. Dispõe sobre os procedimentos de competência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira referentes à avaliação de instituições de educação superior, de cursos de graduação e de desempenho acadêmico de estudantes. Diário Oficial da União, n. 169, de 31 agosto de 2018.Brasília-DF: MEC, 2018. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_institucional/legislacao_normas/2018/portaria_normativa_n840_de_24082018_republicada_31082018.pdf. Acesso em: 14 fev. 2020.
BRASIL. Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Brasília-DF, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em: 10 set. 2020.
CAVALCANTI, Lourdes Maria Rodrigues; GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira. Diagnóstico Institucional da Universidade Federal da Paraíba a partir da Análise SWOT. Revista Meta: Avaliação Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, p. 694-718, set./dez. 2019. DOI http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v11i33.2270
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA [IFPB]. Plano Pedagógico de Curso – bacharelado em Administração Pública. [Versão atualizada de fevereiro de 2017]. João Pessoa: IFPB, 2017a. Disponível em: https://estudante.ifpb.edu.br/media/cursos/146/documentos/PPC_BAP_BM3Z2Qv.pdf. Acesso em: 10 maio 2020.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA [IFPB] Relatório de avaliação externa do Reconhecimento de Curso – bacharelado em Administração Pública. Publicado em 29 de maio de 2017. João Pessoa: IFPB, 2017b. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/cpa/documentos/relatorios-de-avaliacao-externa/relatorio-2017-campus-joao-pessoa-administracao-publica.pdf. Acesso em: 11 maio 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA [INEP]. Avaliação in loco: Glossário dos Instrumentos de Avaliação Externa. 4. ed. [Atualizado em 2 de setembro de 2019]. Brasília, DF: INEP, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_institucional/apresentacao/glossario_4_edicao.pdf. Acesso em: 3 mar. 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA [INEP]. Nota Técnica n. 16/2017/CGACGIES/DAES. Dispõe sobre os novos instrumentos de avaliação externa: Instrumento de Avaliação Institucional Externa – Presencial e a Distância (IAIE); Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação – Presencial e a Distância (IACG). Publicada em 15 de dezembro de 2017. Brasília, DF: CGACGIES/DAES, 2017. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Nota-Tecnica-CGACGIES-DAES-016-2017.pdf. Acesso em: 11 mar. 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA [INEP]. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação – presencial e a distância. Subsidia os atos autorizativos de cursos – autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento – nos graus de tecnólogo, de licenciatura e de bacharelado para a modalidade presencial e a distância. Brasília, DF: INEP, 2015. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumentos/2015/instrumento_cursos_graduacao_publicacao_agosto_2015.pdf. Acesso em: 3 maio 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA [INEP]. Documento orientador das Comissões de Avaliação in loco para Instituições de Educação Superior com enfoque em acessibilidade. Brasília, DF: INEP, 2013. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_institucional/documentos_orientadores/2016/documento_orientador_em_acessibilidade_avaliacao_institucional.pdf. Acesso em: 24 ago. 2020.
SOUZA, Saulo Rodrigo Alves de; GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira. Autoavaliação institucional da Universidade Federal da Paraíba: diagnóstico a partir da Comissão Própria de Avaliação. Revista Diálogo Educacional, v. 20, n. 64, mar. 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/26133/24105. Acesso em: 11 maio 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.