Docência & qualidade de educação: significantes em disputa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1156

Palabras clave:

docência, qualidade da educação, formação docente.

Resumen

No texto são analisadas disputas em torno do significante docência associado à defesa de uma qualidade da educação apoiada na centralidade do conhecimento científico como eixo da formação docente. Disputas que tiveram lugar no processo de reformulação curricular da Licenciatura em Pedagogia de uma instituição de ensino superior localizada na Região Sudeste, ao longo de 2016. A análise busca romper com a lógica de que os sujeitos precedem aos projetos que defendem para pensar as políticas de uma perspectiva pós-estrutural, analisando como elas assumem novas configurações no contexto estudado e dando ênfase as formas pelas quais sentidos atribuídos à política são disputados, negociados e ressignificados, problematizando fundamentos teóricos que sustentam essas disputas. O estudo se insere em um conjunto de reflexões produzidas no campo do currículo, motivadas pela compreensão de que é necessário reativar sentidos de mundo, de educação, de currículo e de formação que sofrem ao longo do tempo tentativas de bloqueio em nome de fundamentos que configuram e organizam aquilo que entendemos por modernidade.

Biografía del autor/a

Talita Vidal Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

A pesquisadora concluiu o doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2011. É lotada como Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da UERJ e Procientista nesta mesma instituição desde 2015. É Jovem Cientista do Nosso Estado Faperj (2018- 2020). Atua como docente do corpo permanente do PPGECC-UERJ (orientando mestrado) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (PROPEd-UERJ) (orientando doutorado). É líder do Grupo de Pesquisa Currículo: conhecimento & cultura (CNPQ). Integra os Grupos de Pesquisa Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos e Políticas de Currículo e Cultura. Participa da Rede Latino-americana de Teoria do Discurso e do Grupo de Trabalho de Currículo (GT 12) da Anped. É sócia da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Foi Coordenadora do PPGECC/FEBF/UERJ (2014-2017). Mestre em Educação pela UFRJ e Licenciada em Química pela UFRJ. Atuação na Educação Básica de 1985 a 2012. Produção acadêmica orientada principalmente para os seguintes temas: Currículo; Políticas curriculares, Currículo e Avaliação da Aprendizagem, Cultura; Conhecimento, Formação Docente, ensino de Ciências nos anos iniciais de escolarização.

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Publicado

2019-04-10

Cómo citar

Pereira, T. V. (2019). Docência & qualidade de educação: significantes em disputa. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 24(50), 157–175. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1156

Número

Sección

Artigos