Os vídeos didáticos no contexto da Educação online na era da cibercultura: desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1115Palavras-chave:
vídeo didático, educação online, formação de professor.Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir os desafios e possibilidades dos vídeos didáticos no contexto da educação online. É um recorte de uma pesquisa de doutoramento em Educação e traz uma discussão teórica sobre Educação online, formação de professores, vídeos didáticos e suas linguagens e potencialidades. Os resultados da pesquisa indicam que os professores entendem o vídeo didático como um dos materiais didáticos que mais se identificam com a Educação online, porém sentem-se despreparados e frustrados com o resultado de seus vídeos, buscando vencer suas próprias limitações em cursos de formação continuada. Entendemos que o vídeo didático no contexto da Educação online impõe certos desafios aos professores e alunos em sua produção e apropriação. Há indicações, por meio das pesquisas, da necessidade da formação de professores tanto para o desenvolvimento como para o uso de vídeos didáticos, incorporando o conceito da interatividade. A Educação online na era da cibercultura avança em questões no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), que vão além das técnicas e das tecnologias considerando o ser humano como um agente capaz de refletir de forma crítica o seu papel da sociedade.
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