A escolarização juvenil como um investimento econômico: analítica das políticas curriculares contemporâneas

Autores

  • Roberto Rafael Dias da Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1083

Palavras-chave:

políticas curriculares, ensino médio, capacidades.

Resumo

O presente texto apresenta resultados de uma investigação que busca compreender as racionalidades que orientam as políticas curriculares para o Ensino Médio. Especificamente para este artigo, realizou-se um recorte analítico priorizando uma leitura diagonal de quatro documentos publicados por organizações internacionais, destinados a orientar as reformas curriculares promovidas na América Latina. Percebeu-se um direcionamento para as questões da promoção de práticas pedagógicas inovadoras, associadas ao desenvolvimento de formas curriculares ancoradas nos conceitos de protagonismo juvenil e de formação de habilidades. 

Biografia do Autor

Roberto Rafael Dias da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

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Publicado

2018-04-12

Como Citar

Silva, R. R. D. da. (2018). A escolarização juvenil como um investimento econômico: analítica das políticas curriculares contemporâneas. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 23(47), 163–184. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1083

Edição

Seção

Artigos