A constituição do grupo pelo grupo: qualificando o espaço escolar
Palavras-chave:
Grupos. Educação Básica. Intervenção pedagógica.Resumo
Este estudo teve como objetivo constituir um grupo de trabalho – por meio de reuniões, momentos de reflexão e interação com os docentes – a fim de fazer emergir as potencialidades de cada um, contribuindo, assim, para o crescimento do fazer coletivo. O procedimento metodológico foi o da intervenção pedagógica, realizada em escola da cidade de Jaguarão, RS, em 2013. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas e diário de campo. A realização desta pesquisa favoreceu alguns aspectos fundamentais para o melhor funcionamento da escola: houve um aumento da participação dos docentes nas atividades propostas pela equipe diretiva e um estímulo maior no planejamento das aulas em consequência da socialização de experiências propostas nas reuniões pedagógicas.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2009.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.
COLL, C.; COLOMINA, R. Interação entre alunos e aprendizagem escolar. In: COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, Á. (Org.). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1996. v. 2.
CONTRERAS, J. M. Como trabalhar em grupo. São Paulo: Paulus, 1999.
DAMIANI, M. F.; ROCHEFOR, R. S.; CASTRO, R. F.; DARIZ, M. R.; PINHEIRO, S. S. Discutindo pesquisas do tipo intervenção. Cadernos de Educação, Pelotas, RS, n. 45, p. 57-67, jul/ago, 2013. Disponível em: <http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/issue/current>. Acesso em: 26 ago. 2014.
FREIRE, M. Educando o olhar da observação. In: ______. Observação, registro, reflexão. 2. ed. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.
______. A constituição de um grupo de trabalho – suas experiências e suas características. Encontro de Estudos Matemáticos. 20, 21 e 22 de abril de 2001, GEEMPA, 2001.
______. Educador, educa a dor. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
LÜCK, H. et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 8. ed. Petrópolis, RJ :Vozes, 2010.
______. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. Série Cadernos de Gestão.
MEIRIEU, P. O cotidiano da escola e da sala de aula: o fazer e o compreender. Porto Alegre, RS: Artmed, 2005.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, SP, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 14 maio 2013.
ROCHA, A. L. C. A interação na sala: grupos áulicos. Porto Alegre, RS: GEEMPA, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.