A constituição do grupo pelo grupo: qualificando o espaço escolar

Autores/as

  • Cristina Pureza Duarte Boéssio Universidade Federal do Pampa
  • Bento Selau Universidade Federal do Pampa
  • Simone David Acosta Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Grupos. Educação Básica. Intervenção pedagógica.

Resumen

Este estudo teve como objetivo constituir um grupo de trabalho – por meio de reuniões, momentos de reflexão e interação com os docentes – a fim de fazer emergir as potencialidades de cada um, contribuindo, assim, para o crescimento do fazer coletivo. O procedimento metodológico foi o da intervenção pedagógica, realizada em escola da cidade de Jaguarão, RS, em 2013. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas e diário de campo. A realização desta pesquisa favoreceu alguns aspectos fundamentais para o melhor funcionamento da escola: houve um aumento da participação dos docentes nas atividades propostas pela equipe diretiva e um estímulo maior no planejamento das aulas em consequência da socialização de experiências propostas nas reuniões pedagógicas.

Citas

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2009.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.

COLL, C.; COLOMINA, R. Interação entre alunos e aprendizagem escolar. In: COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, Á. (Org.). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1996. v. 2.

CONTRERAS, J. M. Como trabalhar em grupo. São Paulo: Paulus, 1999.

DAMIANI, M. F.; ROCHEFOR, R. S.; CASTRO, R. F.; DARIZ, M. R.; PINHEIRO, S. S. Discutindo pesquisas do tipo intervenção. Cadernos de Educação, Pelotas, RS, n. 45, p. 57-67, jul/ago, 2013. Disponível em: <http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/issue/current>. Acesso em: 26 ago. 2014.

FREIRE, M. Educando o olhar da observação. In: ______. Observação, registro, reflexão. 2. ed. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.

______. A constituição de um grupo de trabalho – suas experiências e suas características. Encontro de Estudos Matemáticos. 20, 21 e 22 de abril de 2001, GEEMPA, 2001.

______. Educador, educa a dor. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

LÜCK, H. et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 8. ed. Petrópolis, RJ :Vozes, 2010.

______. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. Série Cadernos de Gestão.

MEIRIEU, P. O cotidiano da escola e da sala de aula: o fazer e o compreender. Porto Alegre, RS: Artmed, 2005.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, SP, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 14 maio 2013.

ROCHA, A. L. C. A interação na sala: grupos áulicos. Porto Alegre, RS: GEEMPA, 2005.

Publicado

2015-12-01

Cómo citar

Boéssio, C. P. D., Selau, B., & Acosta, S. D. (2015). A constituição do grupo pelo grupo: qualificando o espaço escolar. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (40), p. 239–253. Recuperado a partir de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/877

Número

Sección

Artigos