Política de integração das TDR em currículos de cursos de formação inicial de professores: apontamentos do contexto do texto de uma universidade pública de Mato Grosso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v30i69.1976

Palavras-chave:

currículo, tecnologias digitais em rede, formação inicial de professores

Resumo

A presença das Tecnologias Digitais em Rede (TDR) nos espaços educacionais se dá por meio de Políticas Públicas de Inclusão Digital ou de professores e alunos, mas sua integração ao currículo, ainda hoje, permanece sendo um desafio. Neste sentido, desenvolvemos o presente artigo com intuito de compreender a política de integração das TDR em currículos de cursos de formação inicial de professores em uma universidade pública do estado de Mato Grosso. Para tal, realizamos estudo documental, em que analisamos 14 Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de formação inicial de professores da referida universidade. A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudo documental e orientada pela compreensão de TDR como prática social (Buzato, 2006), de currículo como prática cultural (Lopes; Macedo, 2011) e de política de currículo como ocorrendo em movimentos cíclicos, configurada por diferentes contextos (Ball; Bowe, 1992; Ball, 1994). A análise do contexto do texto da política de integração das TDR em currículos de cursos de formação inicial de professores nos possibilitou compreender que há avanços em relação à integração das TDR nas propostas formativas destinadas a esses futuros docentes, mas ainda existem cursos que nem sequer mencionam as TDR em seus currículos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Pereira Rubio, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em Educação pela UFMT. Graduada em Biblioteconomia pela UFMT, campus Rondonópolis. Bibliotecária/documentalista na UFMT, ocupou o cargo de coordenadora na Editora da UFMT (2021-2024). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, formação de professores e tecnologias digitais de rede.

Ozerina Victor de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Pós-doutora em Currículo da Educação do Campo pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduada em Pedagogia pela UFMT. Professora na UFMT, atuando também em cargos de gestão desta instituição, primeiro como diretora do Instituto de Educação e posteriormente como pró-reitora de Ensino de Pós-graduação. Compõe o quadro docente do curso de graduação em Pedagogia e está credenciada no quadro docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei/UFMT) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/IE/UFMT), nos cursos de mestrado e de doutorado. Tem ampla experiência como pesquisadora no campo de Educação, é membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Educação (Anped), é membro da Sociedade Brasileira de Currículo (ABdC), já coordenou o GT Currículo no Encontro de Pesquisadores em Educação do Centro-Oeste (2014-2015 e 2023-2024) e desenvolve pesquisas com ênfase em currículo; currículo e diferença; currículo e educação inclusiva; política de currículo; educação do campo; políticas afirmativas no Ensino Superior; e currículo, pedagogia e formação de professores.

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Publicado

2025-10-13

Como Citar

Rubio, A. C. P., & Oliveira, O. V. de. (2025). Política de integração das TDR em currículos de cursos de formação inicial de professores: apontamentos do contexto do texto de uma universidade pública de Mato Grosso. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 30(69). https://doi.org/10.20435/serieestudos.v30i69.1976