BNC para formação docente: um avanço às políticas neoliberais de currículo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1463

Palavras-chave:

currículo, formação docente, BNC

Resumo

Este artigo analisa os documentos que compõem o processo de construção da Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019, perpassando desde a primeira proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica até o parecer final do CNE e a resolução que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Argumentamos que tais documentos instituem uma racionalidade neoliberal para pensar, por meio da lógica das competências, um currículo que produz subjetividades docentes e discentes alinhadas às regras de mercado. Para tanto, discutimos a responsabilização docente como estratégia para justificar e instituir um currículo que diz salvar a educação brasileira de seus principais problemas. Mostramos velhas competências liberais na docência a serem retomadas destituindo conquistas educacionais. Evidenciamos o perfil prático, que desvaloriza as teorias, demandado aos docentes.

Biografia do Autor

Manuella de Aragão Pires, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestranda em Educação na Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Científica. Técnica em Assuntos Educacionais no Departamento de Apoio Didático Pedagógico (DEAPE) na Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Sergipe. Pesquisa na área de currículo, gênero e sexualidade.

Lívia de Rezende Cardoso, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais  (UFMG). Professora associada I da Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, Programa de Pós-Graduação em Educação, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Científica.

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Publicado

2020-09-11

Como Citar

de Aragão Pires, M., & de Rezende Cardoso, L. (2020). BNC para formação docente: um avanço às políticas neoliberais de currículo. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1463

Edição

Seção

Dossiê: As (novas) políticas curriculares para formação docente: paradoxos e pro