A educação das relações étnico-raciais e a sociologia escolar: perspectivas de uma pesquisa-ação na periferia de Belo Horizonte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1886

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Relações étnico-raciais, Currículo

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado que se debruça sobre a temática da educação das relações étnico-raciais e o ensino de Sociologia na Educação Básica. Buscamos ressaltar o potencial da Sociologia escolar no que se refere à abordagem de conceitos e teorias que dialogam diretamente com a temática da educação das relações étnico-raciais, alinhada à uma educação problematizadora e ao cumprimento da Lei n. 10.639/03. Estabelecemos um diálogo com Nilma Gomes (2017), que reconhece a Lei n. 10.639/03 como uma conquista importante, mas que traz a necessidade de uma ponderação no que diz respeito à sua efetivação; Petronilha Silva (2007), que chama atenção para um descomprometimento com uma visão plural de sociedade, a partir de uma leitura sobre políticas curriculares; e bell hooks (2013), que tece importantes contribuições sobre a humanização do espaço escolar. A metodologia da pesquisa constituiu-se numa pesquisa-ação crítico colaborativa, realizada em uma escola pública periférica na cidade de Belo Horizonte. Os resultados apontam para a potencialidade da Sociologia escolar no trato da educação das relações étnico-raciais enquanto disciplina que conta com amplas possibilidades de elaboração de propostas pedagógicas, a partir de estratégias que deem espaço para a mobilização dos saberes construídos pela população negra.

Biografia do Autor

Carolina Nunes Diniz, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Katiuscia Cristina Vargas Antunes, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Assossiada do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFJF).

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Publicado

2024-11-22

Como Citar

Diniz, C. N. ., & Antunes, K. C. V. (2024). A educação das relações étnico-raciais e a sociologia escolar: perspectivas de uma pesquisa-ação na periferia de Belo Horizonte. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 29(67), 5–25. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1886