Olhar ecológico e percepções dos jovens sobre lugar, fatores de risco e proteção social
DOI:
https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.42(09)Palabras clave:
Jovem, lugar, educação ambiental.Resumen
O lugar é um contexto de vida complexo e sistêmico. É através da percepção sobre o lugar que são compreensíveis as vivências, experiências, relações e aprendizagens construídas pelo sujeito no/com o contexto. O presente estudo tem como proposta apresentar as percepções de jovens sobre o lugar em que se inserem. Para isto foram escolhidos como participantes jovens integrantes do Programa Jovem Aprendiz, realizado em uma escola técnica no sul do país. A coleta de dados foi realizada através de grupo focal e do registro reflexivo a respeito do lugar, na análise dos dados, foram seguidos os passos da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Os resultados apontaram percepções sobre os significados, sentimentos e experiências na relação com os outros sujeitos e com os contextos de vida. Os significados atribuídos revelaram um olhar crítico sobre o lugar vivido e o pensado, os fatores de risco e de proteção social, o sentimento de pertencimento e o reconhecimento da importância do lugar para a constituição do sujeito. Os relatos dos jovens demonstram um olhar ecológico sobre os lugares em que se inserem e a possibilidade de uma formação ambiental que considere a leitura de mundo desses sujeitos.Citas
BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em: 2 ago. 2014.
BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Tradução de M. A. V. Veronese. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1996. (Original publicado em 1979).
CARRANO, Paulo. Jovens pobres: modos de vida, percursos urbanos e transições para a vida adulta. Ciências Humanas e Sociais em Revista, Seropédica, RJ, v. 30, n. 2, p. 62-70, jul./dez. 2008.
CECCONELLO, Alessandra Marques. Resiliência e vulnerabilidade em famílias em situação de risco. Lume – Repositório Digital. 2003. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/2641>. Acesso em: 3 mar. 2016.
DANTAS, C. C.; LEITE, J. L.; LIMA, B. S.; CONCEIÇÃO, M. A. Teoria fundamentada nos dados - aspectos conceituais e operacionais: metodologia possível de ser aplicada na pesquisa em enfermagem. Revista Latino-americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, v. 17, n. 4, jul./ago. 2009. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rlae/v17n4/pt_21.pdf >. Acesso em: 3 maio 2015.
DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito social. In: FÁVERO, Osmar; SPÓSITO, Marília Pontes; CARRANO, Paulo; NOVAES, Regina Reys (Org.). Juventude e contemporaneidade. Brasília: UNESCO, MEC, ANPED, 2007. 284 p. (Coleção Educação para Todos; 16).
FERREIRA, Débora S.; KAERCHER, Nestor A. Caminhos para o ensino da geografia: ouvir as representações do jovem sobre o lugar. In: GIORDANI, Ana C. et al. (Org.). Aprender Geografia: a vivência como metodologia. Porto Alegre: Evangraf, 2014. p. 85-95.
GALEANO, Eduardo. De pernas pro ar: a escola do mundo ao avesso. Tradução de Sergio Faraco. 8. ed. Porto Alegre, RS: L&PM, 1999.
GRÜN, Mauro. A importância dos lugares na educação ambiental. REMEA, Rio Grande, RS, volume especial, dez. 2008.
HART, P. Narrativa, conhecimento e metodologias emergentes na pesquisa em educação ambiental: questões de qualidade. In: GALIAZZI, M. C.; FREITAS, J. V. (Org.). Metodologias emergentes de pesquisa em educação ambiental. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007. p. 15-62.
LAYRARGUES, Philippe, P. Educação ambiental com compromisso social: o desafio da superação das desigualdades. In: LOUREIRO, Carlos Frederico B.; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de (Org.). Repensar a educação ambiental: um olhar crítico. São Paulo: Cortez, 2009. p. 11-31.
LOUREIRO, C. F. B. Trajetórias e fundamentos da educação ambiental. Rio de Janeiro: Cortez, 2004.
RELPH, Edward. Reflexões sobre a emergência, aspectos e essência de lugar. In: MARANDOLA JR., Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia (Org.). Qual o espaço do lugar? Geografia, Epistemologia, Fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012. p. 17-32.
SANTOS, M. Da totalidade ao lugar. 1. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
SILVA, Lucilene Costa e. Meninas negras na literatura infantojuvenil: escritoras negras contam outra história. Brasília: UnB, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.