Gênero, educação e moda: perambulações curriculares em um museu
DOI:
https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1707Palavras-chave:
Curriculo, Genero, MuseuResumo
Este artigo é um recorte da investigação de Pós-Doutorado em Educação realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entre os anos de 2020 e 2021, que teve como foco problematizar as relações de gênero ditas, não ditas e interditas no acervo de diferentes museus da cidade de Belo Horizonte, MG. À luz dos estudos pós-críticos de gênero e currículo, foram realizados encontros, observações e interlocuções imaginativas com discentes e docentes de escolas públicas, bem como com as equipes do setor educativo de cada espaço, durante as visitas aos museus. Nessa fricção, foi concebida a ideia de currículo-museu, isto é, um artefato cultural que ensina e produz leituras sobre o mundo, podendo acontecer em territórios outros, como o museu. Para a construção do texto, foi escolhido o Museu da Moda e selecionados três (des)objetos museais, compreendidos como um exercício discursivo de estranhamento de gênero no museu – uma antiga máquina de costura, uma bolsa de veludo e um chapéu de palha – como elementos problematizadores na pesquisa teórica e empírica. Os resultados evidenciam que um currículo-museu oportuniza potentes composições com (des)objetos em museus, gerando deslocamentos na prática do aprender sobre gênero. Por fim, o estudo sinaliza a relevância de uma prática curricular ampliada pautada no debate das relações de gênero e da diversidade no museu.
Referências
ALVES, Cláudio Eduardo Resende; PARAÍSO, Marlucy Alves. Um currículo-museu com gênero: experimentações para produzir (des)objetos. Currículo sem fronteiras, [s.l.], v. 21, n. 2, p. 950-68, maio/ago. 2021.
ALVES, Cláudio Eduardo Resende; SOUZA, Magner Miranda. Educação para as relações de gênero: eventos de letramento na escola. Curitiba: CRV, 2017.
ALVES, Cláudio Eduardo Resende. Notas do diário de campo. Belo Horizonte: 12 de novembro de 2021a.
ALVES, Cláudio Eduardo Resende. Notas do diário de campo. Belo Horizonte: 21 de novembro de 2021b.
ALVES, Cláudio Eduardo Resende. Notas do diário de campo. Belo Horizonte: 07 de dezembro de 2021c.
BARROS, Manoel de. Livro de Pré coisas. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2021.
BARROS, Manoel de. Meu quintal é maior do que o mundo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.
BORILLO. Daniel. Homofobia: história e crítica de um preconceito. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
BUTLER, Judith. Corpos que importam: os limites discursivos do sexo. São Paulo: N-1 edições, 2020.
BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2018.
CAMARGO, Carlos Augusto Nunes. Perambular – modo operativo em torno do barro e de Deleuze. Revista Farol, Vitória, v. 13, n. 18, 2017. p. 101–10.
CAMPOS, Luciene Lemos Campos; RODRIGUES, Rauer Ribeiro. O peregrino, o andarilho e a poesia de Manoel de Barros. Revista Estação Literária, Londrina, v. 10B, p. 7-19, jan. 2013.
CARVALHO, Vânia Carneiro. Cultura material, espaço doméstico e musealização. Varia História, Belo Horizonte, v. 27, n. 46, p. 443-69, jul./dez. 2011.
COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma. Intersectionality. Cambridge: Polity Press, 2016.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. A invenção da “ideologia de gênero”: a emergência de um cenário político e discursivo e a elaboração de uma retórica reacionária antigênero. Psicologia Política, São Paulo, v. 18, n. 43, p. 449-502, set./dez. 2018.
KAZ, Leonel. Leonel Kaz [online], Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://www.leonelkaz.com/menu. Acesso em: 5 jul. 2022.
LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
MEYER, Dagmar. Corpo, violência e educação: uma abordagem de gênero. In: JUNQUEIRA, Rogério Diniz (Org.). Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: MEC; UNESCO, 2009. p. 213-33.
MISKOLCI, Richard; CAMPANA, Maximiliano. “Ideologia de gênero”: notas para a genealogia de um pânico moral contemporâneo. Revista Sociedade e Estado, Brasília, v. 32, n. 3, p. 725-47, set./dez. 2017.
NETTO, Antônio Zani. Moda sem gênero: um estudo para a busca de quebras de paradigmas relacionados às vestimentas. 2016. TCC (Graduação em Tecnologia em Design de Moda) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2016.
NUNES, Valdirene Aparecida Vieira. Mulheres na alfaiataria: da invisibilidade às alfaiatas no design de moda contemporâneo. 2022. Tese (Doutorado em Design) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2022.
PARAÍSO, Marlucy Alves; CALDEIRA, Maria Carolina Silva. (Org.). Pesquisas sobre currículos, gêneros e sexualidade. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2018. p. 46-47.
PARAÍSO, Marlucy Alves. Uma vida de professora que forma professores/as e trabalha para o alargamento do possível no currículo. Curitiba: Brazil Publishing, 2019.
PRADO, Marco Aurélio Máximo; CORREA, Sônia. Retratos transnacionais e nacionais das cruzadas antigênero. Psicologia Política, Florianópolis, v. 18, n. 43, p. 444-48, set./dez. 2018.
PRECIADO, Paul Beatriz. Testo Junkie: sexo, drogas e biopolítica na era farmacopornográfica. São Paulo: N-1, 2018.
RECHENA, Aida. Museologia social e de gênero. Cadernos do CEOM, Chapecó, v. 27, n. 41, 2014.
RUFINO, Carina Borges. Tem pra menino? Disputas discursivas no âmbito comunicacional do consumo de moda agênero. 2022. Tese (Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2022.
SALEH, Pascoalina Bailon de Oliveira. Mais cedo ou mais tarde sua mulher irá dirigir: identidades de gênero em anúncios de carro. In: FERREIRA, Aparecida de Jesus (Org.). Relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade: perspectivas contemporâneas. [online]. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2014. p. 93-112
SILVA, Adriana Klein; TRENHAGO, Janinha. Mulheres com medo de dirigir: um olhar além das aparências. 2014. TCC (Graduação em Psicologia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), São Miguel do Oeste, 2014.
TADEU, Tomaz. A arte do encontro e da composição: Spinoza + Currículo + Deleuze. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 27, n. 2, p. 47-57, jul./dez., 2002.
THE NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. In: CAZDEN, Courtney et al. Harvard Educational Review. New York: Spring, 1996.
VAQUINHAS, Irene. Museus do feminino, museologia de gênero e o contributo da história. MIDAS - Museu e Estudos Interdisciplinares [online], Évora, n. 3, 2014.
WEBER, Florence. A entrevista, a pesquisa e o íntimo, ou: por que censurar seu diário de campo? Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 15, n. 32, p. 157-70, jul./dez. 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cláudio Eduardo Resende Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.