A dor e o sofrimento como preceitos educativos pintados por Giotto di Bondone em <em>O Massacre dos Inocentes</em>
Palavras-chave:
Educação. Dor/sofrimento. Giotto di Bondone.Resumo
O objetivo desse texto é verificar em que medida Giotto (1267-1337) registrou em suas pinturas valores educativos presentes nos séculos XIII- XIV. Adotamos para análise iconográfica O Massacre dos Inocentes pintado na Cappella degli Scrovegni em Padova, Itália. A hipótese investigada é construída por meio da ideia de que a dor/sofrimento, pertinentes a todos os homens, faz parte do processo que tem por fim o bem. Dessa forma, esses sentimentos podem ser entendidos como elementos educativos para o homem medieval e registrados por Giotto ao pintar a cena em que Herodes manda matar os meninos com idade próxima a de Jesus com o propósito de pôr fim na vida do Messias. Assim, pudemos verificar que Giotto, ao colocar os inocentes mortos ao chão e uma Igreja ao fundo da cena, estaria indicando que o caminho para a construção da Igreja de Jesus (o bem) foi erigido por meio da dor/sofrimento, o que está em conformidade com a hipótese sugerida para este estudo.
Referências
ARGAN, Giulio Carlo. História da arte italiana. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
BASILE, Giuseppe; BORSELLA, Serenella. Giotto the Srcovegni chapel in Padua. Milão: Skira, 2013.
BELLINATI, Claudio. Giotto 1300-1305: Atlante iconográfico dela Cappella Scrovegni. Treviso: Vianello, 2003.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. 1. ed. 9. reimp. São Paulo: Paulus, 2013.
BONDONE, Giotto di. O massacre dos inocentes. [s/d]. Disponível em: <http://www.wga.hu/frames-e.html?/html/g/giotto/padova/>. Acesso em: 15 abr. 2015.
CASTELNUOVO, Enrico. O artista. In: LE GOFF, Jacques. O homem medieval. Lisboa: Presença, 1989. p. 145-162.
CECCHI, Mateo. Giotto. Roma: ATS Italia Editrice, 2011.
GILLI, Patrick. Cidades e sociedades urbanas na Itália medieval: séculos XII-XIV. São Paulo: Unicamp; Belo Horizonte: UMFG, 2011.
GUIZOT, François. Sétima lição. In: OLIVEIRA, T.; MENDES, C. M. M. Formação do Terceiro Estado as comunas: coletânea de textos François Guizot, Augustin Thierry, Prosper de Barante. Maringá, PR: EDUEM, 2005.
MARTINDALE, Andrew. O mundo da arte: o Renascimento. [S.l.]: Encyclopedia Britânica do Brasil Publicações, 1979.
PIRENNE, Henri. História econômica e social da Idade Média. São Paulo: Mestre Jou, 1968.
PISANI, Giuliano. I volti segreti di Giotto: le rivelazioni dela Cappella degli Scrovegni. Italy: Rizzoli, 2011.
SKINNER, Quentin. As fundações do pensamento político moderno. São Paulo: Companhia das Letras. 1996.
STUBBLEBINE, James H. Giotto. Thes Arena Chapel frescoes. New York / London: W.W. Norton & Company, 1995.
TOMÁS DE AQUINO. Suma teológica. Obra completa. [s.d.]. Disponível em: <http://permanencia.org.br/drupal/node/8>. Acesso em: 15 abr. 2015.
VASARI, Giorgio. Vidas dos artistas. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
VENTURI, Lionello. Para compreender a pintura de Giotto a Chagall. Lisboa: Estudios Cor, 1972.
VILLANI, Giovani. Nuovas Cronicas. [s.d.], cap. XII. Disponível em: <https://archive.org/stream/bub_gb_CsEI6sTd2gEC/bub_gb_CsEI6sTd2gEC_djvu.txt>. Acesso em: 7 fev. 2015
WOLF, Norbert. Giotto. Lisboa: Taschen, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.