A dor e o sofrimento como preceitos educativos pintados por Giotto di Bondone em <em>O Massacre dos Inocentes</em>

Autores

  • Terezinha Oliveira Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Meire Aparecida Lóde Nunes Universidade do Estado do Paraná (UNESPAR)

Palavras-chave:

Educação. Dor/sofrimento. Giotto di Bondone.

Resumo

O objetivo desse texto é verificar em que medida Giotto (1267-1337) registrou em suas pinturas valores educativos presentes nos séculos XIII- XIV. Adotamos para análise iconográfica O Massacre dos Inocentes pintado na Cappella degli Scrovegni em Padova, Itália. A hipótese investigada é construída por meio da ideia de que a dor/sofrimento, pertinentes a todos os homens, faz parte do processo que tem por fim o bem. Dessa forma, esses sentimentos podem ser entendidos como elementos educativos para o homem medieval e registrados por Giotto ao pintar a cena em que Herodes manda matar os meninos com idade próxima a de Jesus com o propósito de pôr fim na vida do Messias. Assim, pudemos verificar que Giotto, ao colocar os inocentes mortos ao chão e uma Igreja ao fundo da cena, estaria indicando que o caminho para a construção da Igreja de Jesus (o bem) foi erigido por meio da dor/sofrimento, o que está em conformidade com a hipótese sugerida para este estudo.

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Publicado

2015-12-01

Como Citar

Oliveira, T., & Nunes, M. A. L. (2015). A dor e o sofrimento como preceitos educativos pintados por Giotto di Bondone em <em>O Massacre dos Inocentes</em>. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (40), p. 287–304. Recuperado de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/879

Edição

Seção

Artigos