Tornar-se professor/a antirracista: efeitos de um projeto de alfabetização e letramento na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1887

Palavras-chave:

questões étnico-raciais, literatura, formação docente

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever e analisar os efeitos do projeto “Alfabetização e Letramento na Educação Especial” sobre as questões étnico-raciais na formação de alunos/as do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Codó. Metodologicamente, o procedimento de coleta de dados ocorreu através de questionário, contendo 15 questões (abertas), com um monitor e uma monitora do projeto, que também estão em processo de formação nesse curso. O argumento desenvolvido aqui é o de que os efeitos do projeto localizados perpassam por três planos: (1) preenchimento de lacunas da educação básica sobre a história dos/as negros/as; (2) ativação de desejos para produção de currículos outros, a fim de afirmar as questões étnico-raciais; e (3) entendimento de princípios pedagógicos para inclusão dessas questões no currículo. A defesa desse argumento ao longo da escrita vai ao encontro da defesa de uma educação comprometida em hospedar, defender e afirmar as diferenças e na criação de possíveis nos currículos, para que seja fabulada a ampliação daquilo que compreendemos como humano, e, portanto, como vidas dignas de serem vividas.

Biografia do Autor

Luciana Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Pedagoga pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Danilo Araujo de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

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Publicado

2024-05-15

Como Citar

Silva, L. R. da, & Oliveira, D. A. de . (2024). Tornar-se professor/a antirracista: efeitos de um projeto de alfabetização e letramento na formação docente. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 29(65), 157–178. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1887