Vestígios das primeiras iniciativas de educação de surdos em Brasília na década de 1960
DOI:
https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1756Palavras-chave:
História da Educação, Educação de Surdos, BrasíliaResumo
Em Brasília, as primeiras iniciativas de educação de surdos remontam à década de 1960, em algumas instituições mantidas pelo poder público e/ou em escolas da Fundação Educacional do Distrito Federal, das quais, infelizmente, nenhuma documentação parece ter sobrevivido ao tempo. Por outro lado, por ocasião de uma pesquisa mais ampla em andamento, alguns vestígios dessas iniciativas foram localizados em notícias veiculadas num periódico local, que ainda não receberam tratamento historiográfico por parte dos historiadores que têm se dedicado ao estudo da educação na capital federal. Diante do exposto, o objetivo deste artigo é investigar os vestígios dessas primeiras iniciativas de educação de surdos em Brasília, conforme veiculadas nas páginas do jornal Correio Braziliense na década de 1960. As conclusões apontam que, ao longo de praticamente toda a década, a Fundação Educacional de Brasília esteve à frente de iniciativas para a escolarização das crianças com deficiência, dentre elas, as crianças surdas. Em termos educacionais, o modelo de educação voltado para as crianças surdas visava sua oralização e “integração” à sociedade, pela via do acesso às escolas regulares, após alguns anos de frequência a escolas especializadas. Diversos investimentos pedagógicos e materiais foram feitos nesse sentido, passando, inclusive, pela especialização de professores para o atendimento desse público escolar.
Referências
ABREU, Delmary Vasconcelos de. Maestro Levino Ferreira de Alcântara e a gênese da educação musical no Distrito Federal. In: PEREIRA, Eva Waisros; COUTINHO, Laura Maria; RODRIGUES, Maria Alexandra Militão (Org.). Anísio Teixeira e seu legado à educação do Distrito Federal: história e memória. Brasília: Editora UnB, 2018. p. 115-42.
AMARAL, Clara Ramthum do. A formação do magistério primário nos primórdios de Brasília (1960-1964): memórias de uma utopia possível. In: PEREIRA, Eva Waisros; COUTINHO, Laura Maria; RODRIGUES, Maria Alexandra Militão (Org.). Anísio Teixeira e seu legado à educação do Distrito Federal: história e memória. Brasília: Editora da UnB, 2018. p. 71-114.
ANJOS, Juarez José Tuchinski dos; BARBOSA, Etienne Baldez Louzada. A narrativa de Juscelino Kubitscheck sobre a escolarização em Brasília: vestígios de uma historiografia da educação. In: SILVA, Fabiany de Cássia Tavares; ANJOS, Juarez José Tuchinski dos (Org.). Escrita da pesquisa em educação na região Centro-Oeste. Campo Grande: Editora Oeste, 2020. p. 57-75.
ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. O jornal Correio Braziliense como fonte para a história das culturas escolares em Brasília. In: BERTOLETTI, Estela Natalina Mantovani; ZIMMERMANN, Tânia Regina (Org.). Fontes históricas em perspectivas situadas: limiares de pesquisa e ensinabilidades em educação. São Carlos: Pedro e João Editores, 2022. p. 37-54.
ANJOS, Juarez José Tuchinski dos; PINTO, Viviane Fernandes; MÜLLER, Fernanda. Entre o plano e o vivido: a inauguração de Brasília e dos Jardins de Infância (1960-1962). Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 17, n. 47, p. 292-313, 2020.
BARBOSA, Etienne Baldez Louzada. Notícias da pré-escola no Distrito Federal: apontamentos de Yvonne Jean (1960-1964). Educar em Revista, Curitiba, v. 37, 2021.
BLOCH, Marc. A apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
CASTRO, Fernanda Soares; CALIXTO, Hector Renan. Aspectos históricos e legais sobre a educação de surdos no Brasil: do Império à República Velha. Journal of Research in Special Educational Needs, [s.l.], n. 16, p. 192-96, 2016.
CHAHIN, Samira Bueno. Cidade nova, novas escolas? Anísio Teixeira, arquitetura e educação em Brasília. 2018. Tese (Doutorado em Arquitetura) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
CORREIO BRAZILIENSE. O ensino de Excepcionais É uma Obra de Amor. Correio Braziliense, Brasília, 17 ago. 1969.
CORREIO BRAZILIENSE. Igreja Luterana. Correio Braziliense, Brasília, 15 jul. 1967.
CORREIO BRAZILIENSE. Escola de surdos já tem laboratório de psicologia. Correio Braziliense, Brasília, 22 out. 1964a.
CORREIO BRAZILIENSE. Escola de surdos vai para o edifício Ceará. Correio Braziliense, Brasília, nov. 1964b.
CORREIO BRAZILIENSE. escola de surdos – o instituto da fala do DF. Correio Braziliense, Brasília, 28 abr. 1963a.
CORREIO BRAZILIENSE. Escola para surdos. Correio Braziliense, Brasília, 4 maio 1963b.
DAVIS, Natalie Zemon. O retorno de Martin Guerre. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
DUARTE, Ana Beatriz da Silva. Releitura histórica da educação de surdos no Brasil: 1961-1996. 2009. 174f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
FEBVRE, Lucien. O problema da incredulidade no século XVI: a religião de Rabelais. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
GINZBURG, Carlo. Ekphrasis e Citação. In: GINZBURG, Carlo. A micro-história e outros ensaios. Lisboa: Difel, 1989. p. 215-32.
HEROLD JÚNIOR, Carlos; CARDOSO, Luana da Luz. Educação e surdez na década de 1960 no Brasil: um panorama histórico acerca de Ana Rímoli de Faria Dória. Revista Histedbr-online, Campinas, v. 16, n. 68, p. 138-56, 2016.
IGREJA EVANGÊLICA LUTERANA DO BRASIL [IELB]. A IELB Igreja Evangélica Luterana do Brasil – Sobre nós. IELB, Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://www.ielb.org.br/institucional. Acesso em: 21 out. 2022.
LEVI, Giovanni. Sobre a micro-história. In: BURKE, Peter (Org.) A Escrita da História. São Paulo: Unesp, 1992. p. 133-62.
LIMA, Daniella de Jesus; SILVA, Luciane Cristina da; SANTOS, Daniele Rosendo dos; NASCIMENTO, Marilene Batista da Cruz. História da Educação de surdos em Aracaju: Ninota Garcia. Caderno de Graduação Ciências Humanas e Sociais, Aracaju, v. 1, n. 3, p. 175-84, 2013.
MORAIS, Carlos Eduardo Lima de; PLINSKI, Rejane Regina Koltz; MARTINS, Gabriel Pigozzo Tanus Cherp; SZULCZEWSKI, Deise Maria. Libras. Porto Alegre: Grupo A, 2019.
MORELLI, Ana Lúcia Façanha. Correio Braziliense: 40 anos, do pioneirismo à consolidação. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2002.
PEREIRA, Eva Waisros; HENRIQUES, Cinira Maria Nóbrega. Escola Júlia Kubitscheck – a primeira escola pública do Distrito Federal. In: PEREIRA, Eva Waisros; COUTINHO, Laura Maria; RODRIGUES, Maria Alexandra; HENRIQUES, Cinira Maria Nóbrega; SOUZA, Francisco Heitor de Magalhães; ROCHA, Lúcia Maria da Franca (Org.). Nas Asas de Brasília: memórias de uma utopia educativa. Brasília: Editora da UnB, 2011. p. 145-60.
PEREIRA, Eva Waisros; ROCHA, Lúcia Maria da Franca. Escola Parque de Brasília: uma experiência de educação integral. In: PEREIRA, Eva Waisros; COUTINHO, Laura Maria; RODRIGUES, Maria Alexandra; HENRIQUES, Cinira Maria Nóbrega; SOUZA, Francisco Heitor de Magalhães; ROCHA, Lúcia Maria da Franca (Org.). Nas Asas de Brasília: memórias de uma utopia educativa. Brasília: Editora da UnB, 2011. p. 161-78.
RODRIGUES, Maria Alexandra Militão. Como Brasília aprendeu a ler e escrever em seus primórdios: o protagonismo da professora Ivonilde Morrone. In: PEREIRA, Eva Waisros; COUTINHO, Laura Maria; RODRIGUES, Maria Alexandra Militão (Org.). Anísio Teixeira e seu legado à educação do Distrito Federal: história e memória. Brasília: Editora da UnB, 2018. p. 161-70.
SOFIATO, Cássia Geciauskas; CARVALHO, Paulo Vaz de; COELHO, Orquídea. A educação de surdos no Brasil no século XIX e o legado dos países europeus. Educação em Questão, Natal, v. 59, n. 59, p. 1-25, mar. 2021.
SOUZA, Francisco Heitor de Magalhães. CASEB e Elefante Branco: experimentalismo e inovação no ensino médio. In: PEREIRA, Eva Waisros; COUTINHO, Laura Maria; RODRIGUES, Maria Alexandra; HENRIQUES, Cinira Maria Nóbrega; SOUZA, Francisco Heitor de Magalhães; ROCHA, Lúcia Maria da Franca (Org.). Nas Asas de Brasília: memórias de uma utopia educativa. Brasília: Editora da UnB, 2011. p. 203-28.
STROBEL, Karin. História dos surdos: representações “mascaradas” das identidades surdas. In: QUADROS, Müller de; PERLIN, Gladis (Org.). Estudos Surdos II. Petrópolis: Arara Azul, 2007. p. 18-38.
TEIXEIRA, Anísio. Plano de construções escolares de Brasília. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 35, n. 81, p. 195-99, jan./mar. 1961.
WIGGERS, Ingrid Dittrich; PIEDADE, Mariana Menezes; REIS, Thaís. Memórias da educação de Brasília: as primeiras escolas-classe. In: PEREIRA, Eva Waisros; COUTINHO, Laura Maria; RODRIGUES, Maria Alexandra Militão (Org.) Anísio Teixeira e seu legado à educação do Distrito Federal: história e memória. Brasília: Editora da UnB, 2018. p. 143-60.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mônica Oliveira dos Santos, Juarez José Tuchinski dos Anjos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.