Liberais, católicos e a educação da mulher: Afrânio Peixoto e Madre Peeters (Brasil, 1930-1950)
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i53.1275Palavras-chave:
História, Educação, Disciplina, ManuaisResumo
Trata-se da comunicação de resultados de investigação na área de História da Educação, cujo foco está relacionado ao exame da educação da mulher nas concepções liberal e católica, tendo como fonte privilegiada dois importantes livros em circulação no Brasil, desde a década de 1930, a saber: “Noções de Sociologia”, de Madre Peeters (1935), e a “A Educação da Mulher”, de Afrânio Peixoto (1936), nomeado “Eunice ou a Educação da Mulher” nas edições posteriores. Para tanto, houve cotejamento da bibliografia de referência com o conteúdo disposto nas duas obras mencionadas. Depreende-se do material analisado o reconhecimento dos antagonismos existentes na forma de liberais e de católicos tomarem o processo de formação da mulher e de seu papel na sociedade.
Referências
ARAÚJO, José Carlos Souza. Igreja Católica no Brasil: um estudo da mentalidade ideológica. São Paulo: Paulinas, 1986.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Ideologia e educação brasileira: católicos e liberais (1930-1935). 2. ed. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1984.
OLIVEIRA, Sandra Maria. A presença católica na formação de professores no Brasil: os manuais das Madres Peeters e Cooman (1935-1971). 2017. Orientador: Décio Gatti Junior. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2017.
PEETERS, Madre Francisca. Noções de Sociologia. São Paulo: Companhia Melhoramentos de São Paulo, 1935.
PEIXOTO, Júlio Afrânio. Eunice ou A Educação da Mulher. 2 ed. Rio de Janeiro: W. M. Jackson Inc. Editores, 1947.
PROST, Antoine. A família e o indivíduo. In: PROST, Antoine; VINCENT, Gérard. História da vida privada, 5: da Primeira Guerra a nossos dias. 9. reimp. São Paulo: Companhia das Letras. 2006. p. 61-113.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.