v. 25, n. 53, jan./abr. 2020

					Visualizar v. 25, n. 53, jan./abr. 2020
Publicado: 2020-04-01
  • Editorial

    1
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i53.1437

Dossiê

  • Apresentação do Dossiê

    Maria Lourdes Pinto de Almeida, Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira, José Camilo dos Santos Filho
    3-10
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i53.1432
  • Internacionalização da Educação Superior: redefinições, justificativas e estratégias

    José Camilo dos Santos Filho
    11-34
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i53.1383
  • Ensino Superior e internacionalização: atores e desafios

    Altair Alberto Fávero, Marcio Giusti Trevisol
    35-60
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i53.1367
  • Rankings globais, qualidade e a convergência com a internacionalização da Educação Superior na América Latina

    Marilene Gabriel Dalla Corte, Fernanda Ziani Mendes
    61-79
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i53.1368
  • Universidades internacionalizadas ou Universidade de Classe Mundial? Problematizações e tendências a partir do contexto latino-americano

    Lara Carlette Carlette Thiengo, Lucídio Bianchetti
    81-102
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i53.1390
  • O Processo de Bolonha e a internacionalização do ensino superior na Europa: uma experiência multicultural

    António Cachapuz
    103-120
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i53.1385
  • El compromiso de la Universidad de Granada con la internacionalización: un estudio de caso

    María Carmen López López, Emilio Crisol Moya
    121-142
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i53.1332
  • Internacionalización en instituciones de Educación Superior: el caso de la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile

    María Verónica Leiva Guerrero, Hery Segovia Embry
    143-158
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i53.1408
  • Internacionalización de la Educación Superior y movilidad académica en la universidad pública uruguaya

    Patricia Viera-Duarte, Adriana Chiancone, Enrique Martínez Larrechea
    159-183
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i53.1397
  • Internacionalização da Educação Superior: a questão da mobilidade discente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS (2011-2017)

    Silvia Helena Andrade Brito, Margarita Victoria Rodríguez, Carina Elisabeth Maciel
    185-206
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i53.1380
  • Construindo cenários de mobilidade acadêmica: o processo de internacionalização em uma universidade comunitária

    Silvia Regina Canan, Edite Maria Sudbrack, Thais Campos da Silva
    207-232
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i53.1387
  • Internacionalização da Educação Superior no oeste catarinense: análise a partir da experiência de uma universidade comunitária

    Maria Lourdes Pinto de Almeida, Silmara Terezinha Freitas, Diego Palmeira Rodrigues
    233-252
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i53.1384
  • “A chave está na troca” − estudantes de mobilidade como vetores da internacionalização em casa

    Caroline Baranzeli, Marília Costa Morosini, Vanessa Gabrielle Woicolesco
    253-274
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i53.1400

Artigos

  • Análise da concepção política do Currículo São Paulo Faz Escola

    José Antônio Leandro Filho, Marcos Vinicius Francisco, Erika Porceli Alaniz
    275-296
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i53.1228
  • Liberais, católicos e a educação da mulher: Afrânio Peixoto e Madre Peeters (Brasil, 1930-1950)

    Bruna Aparecida Rodrigues Duarte, Décio Gatti Júnior
    297-314
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i53.1275
  • National Education Plans: hopes and contradictions

    Nádia Bigarella, Janine A. Barthimann Carvalho
    315-331
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i53.1366