Professores de uma escola pública paulista analisam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1067Keywords:
ENEM, política avaliativa, docência.Abstract
O ensino médio está em evidência nas atuais discussões políticas sobre educação no Brasil. A reforma que altera significativamente a LDB 9.394/96 coloca em debate as reais e conflitivas demandas dessa etapa de ensino. Em momento paralelo à polêmica da Lei de Reforma do Ensino Médio, tornaram-se públicas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), gerando novas discussões na sociedade. Procuramos contribuir para esse debate sobre o ensino médio buscando compreender a perspectiva de professores sobre as repercussões do Exame Nacional do Ensino Médio na sua prática profissional. A análise dos dados de entrevistas com professores de uma escola pública estadual paulista revela que eles consideram que as mudanças constantes no plano curricular prejudicam o ensino médio e dificultam a definição de sua identidade. A partir da literatura sobre política educacional e estudos sobre a docência, aponta-se que os participantes dão novo significado às políticas educacionais no contexto em que as vivenciam como docentes e, assim, evidenciam as contradições no processo de busca por uma identidade para o ensino médio e para a mudança nas práticas docentes.References
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