Currículo e (de)colonialidade: a potência decolonial em escolas com baixo IDEB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1538

Palavras-chave:

currículo, decolonialidade, escola

Resumo

O artigo, fruto de projeto de pesquisa com apoio do CNPq, pretende mostrar, por meio da análise de entrevistas com professoras e professores que atuam em escolas públicas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que há potência decolonial em escolas (des)classificadas pelas avaliações em larga escala como tendo baixa qualidade. Inicialmente, fazemos uma discussão do currículo e da colonialidade. Em seguida, trazemos as incursões metodológicas, com destaque para a escolha dos sujeitos e para o instrumento de coleta de dados, articulando-as com a concepção teórica, pautada em autores do campo crítico, sobretudo em autores da decolonialidade. Segue, então, a análise da pesquisa de campo. Por fim, apresentamos algumas conclusões, de caráter provisório, pois entendemos, juntamente dos autores e das autoras que trazemos neste artigo, que tanto o conhecimento quanto o currículo são campos dinâmicos, portanto, sem possibilidade de oferecer conclusões definitivas e fechadas. As falas analisadas das professoras e dos professores situam-se, ainda que de forma tênue, na perspectiva da denúncia, ao criticarem o racismo e o currículo oficial, mas também se situam na perspectiva das alternativas ao inserirem o contexto e a realidade dos alunos, vendo neles conhecimentos importantes a serem incluídos no currículo. 

Biografia do Autor

Ruth Pavan, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Minho. Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Sirley Lizott Tedeschi, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutora em Educação pela Univesidade Católica Dom Bosco (UCDB). Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). 

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Publicado

2021-10-18

Como Citar

Pavan, R., & Lizott Tedeschi, S. (2021). Currículo e (de)colonialidade: a potência decolonial em escolas com baixo IDEB . Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 26(57), 253–266. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1538

Edição

Seção

Artigos