Ensaio sobre os fundamentos pedagógicos do método educativo de João Melchior Bosco (Dom Bosco)
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1512Palavras-chave:
Dom Bosco, método educativo, ciência da educaçãoResumo
Este trabalho teve por objetivo o levantamento das bases pedagógicas do modelo educativo proposto por João Melchior Bosco, mais conhecido por Dom Bosco, sacerdote católico italiano do século XIX e fundador da Congregação Salesiana. Por meio de revisão de literatura de autores da própria Congregação e de fontes primárias (textos de Dom Bosco e de seus colaboradores), pudemos mapear a evolução dos princípios que sustentam o método educativo analisado e compará-lo ao que se chama hoje de Ciência da Educação, na tentativa de testar a condição de cientificidade do modelo salesiano. Concluímos que a iniciativa educacional de João Bosco não tem, originalmente, os fundamentos científicos da Pedagogia como conhecida hoje, mas foi revista por autores da Congregação Salesiana, com a finalidade de introduzir indicadores e critérios pedagógicos de modo a sistematizar e oficializar seu trabalho dentro dos princípios de uma Pedagogia formal. O que se chama hoje de “Pedagogia Salesiana” é, na verdade, o que os salesianos seguidores de Dom Bosco reconhecem como “Sistema Preventivo”.
Referências
AGASSO, Domenico; AGASSO, Renzo; AGASSO JR., Domenico. Dom Bosco, uma história para todos os tempos. Brasília, DF: EDB, 2015.
AUFFRAY, A. Metodo educativo del Ven. Giovanni Bosco. Turim: Società Editrice Internazionale, 1925.
BOSCO, Giovanni. Il sistema preventivo nella educazione della gioventù. Torino: Tipografia Salesiana, 1877. p. 3-13.
BRAIDO, Pietro. Método educativo de São João Bosco. Lisboa: Editora Salesiana, 1958.
BRAIDO, Pietro. Prevenir, não reprimir: o sistema educativo de Dom Bosco. São Paulo: Editora Salesiana, 2004.
BRAIDO, Pietro (Org.). Educare: Sommario di scienze pedagogiche. Roma: Pontificio Ateneo Salesiano, 1959.
BRAIDO, Pietro. Prevenir, não reprimir: o sistema educativo de Dom Bosco. Tradução de Jacy Cogo. São Paulo: Editora Salesiana, 2004.
BUENO, Belmira Oliveira. Epistemologia da pedagogia: um estudo sobre as obras de Carlos Leôncio da Silva. São Paulo: Editora Salesiana Dom Bosco, 1992.
BURG, C. Don Bosco und seine pädagogik. Bigge: Josefs-Druckerei, 1940.
CAMBI, Franco. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
CASASANTA, Mario. Dom Bosco educador. Niterói: Escolas Profissionais Salesianas, 1934.
CASOTTI, Mario S. Giovanni Bosco: il método preventivo. Brescia: La Scuola, 1940.
CASTILHO, Edson Donizetti. Carlos Leôncio da Silva: contribuições para a história da educação brasileira. Revista de Ciências da Educação, Americana, ano 9, n. 16, p. 149-212, 2007.
CAVIGLIA, Alberto. Dom Bosco: uma visão histórica. São Paulo: Editora Salesiana Dom Bosco, 1987.
CERIA, Eugenio. Memorie biografiche di San Giovanni Bosco: 1886-1888. Torino:
Società Editrice Internazionale, 1937. v. 18.
CERRUTI, Francesco. Storia della pedagogia in Italia dalle origini a’ tempi nostri. Torino: Tipografia e Libreria Salesiana, 1883.
CIMATTI, Vincenzo. Dom Bosco educador: contribuição para a história do pensamento e das instituições pedagógicas. Tradução de Luiz Marcigaglia. São Paulo: Escolas Profissionais Salesianas, 1939.
COLLI, Carlo. Pedagogia spirituale di Don Bosco e spirito salesiano: abbozzo di sintesi. Roma: LAS, 1982.
CORALLO, Gino. Il método educativo salesiano: l’eredità di Don Bosco. Catania: Tipografia Scuola Salesiana del Libro, 1979.
DAMAS, Luiz Antonio Hunold de Oliveira Damas. A preventividade na educação salesiana: do carisma à institucionalização. Brasília: Universa, 2004.
D’ARCAIS, Giuseppe Flores. Studi pedagogici. Padova: Editoria Liviana, 1951.
ESTRELA, Carlos. Metodologia científica. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2018.
FASCIE, Bartolomeo. Del metodo educativo di Don Bosco: fonti e commenti. Torino: SEI, 1927.
FERREIRA, Antônio da Silva. Prefácio. In: PAVANI, João Roberto. Princípios pedagógicos do sistema preventivo de Dom Bosco vistos através da Carta de Roma. São Paulo: Palavra & Prece, 2013, p. 11.
FERREIRA, Antonio da Silva. Não basta amar...: a pedagogia de Dom Bosco em seus escritos. São Paulo: Editora Salesiana, 2008.
FIERRO TORRES, Rodolfo. El sistema educativo de D. Bosco em las pedagogias general y especiales. Madrid: SEI, 1953.
JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
JUPIASSU, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.
LENTI, Arthur J. Dom Bosco: história e carismaTradução de José Antenor Velho. Brasília: Editora Dom Bosco, 2012. (Origem: dos Becchi a Valdocco, v. 1).
LENTI, Arthur J. Dom Bosco: história e carisma. Tradução de José Antenor Velho. Brasília: Editora Dom Bosco, 2013. (Expansão de Valdocco a Roma, v. 2).
MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. Tradução de Gaetano Lo Monaco. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MAZZOTTI, Tarso Bonilha. Estatuto de cientificidade da Pedagogia. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez, 1996. p. 13-36.
MODESTI, João. Uma pedagogia perene: filosofia da educação em Dom Bosco. São Paulo: Editorial Dom Bosco, 1975.
NANNI, Carlo. Il sistema preventivo e l’educazione dei giovani. Roma: Libreria
Ateneo Salesiano, 1989.
POURTOIS, Jean-Pierre; DESMET, Huguette. A educação pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
PRELLEZO, José Manuel. Educar con Don Bosco: ensayos de pedagogia salesiana. Madrid: Editorial CCS, 1997.
PRELLEZO, José Manuel. Francesco Cerruti direttore generale delle scuole e della stampa salesiana (1885-1917). Ricerche Storiche Salesiane, Gennaio-giugno, Roma, ano 5, n. 1, p. 127-164, 1986.
RICALDONE, Pietro. D. Bosco educatore. Torino: LDC, 1953.
SANDRINI, Marcos. Dom Bosco e os jovens: um binômio inseparável. Porto Alegre: [s.n.], 2012.
SANTOS, Manoel Isaú Souza Ponciano dos. Luz e sombras: internatos no Brasil. São Paulo: Salesianas, 2000.
SCARAMUSSA, Tarcísio. O sistema preventivo de Dom Bosco: um estilo de educação. São Paulo: Editora Salesiana Dom Bosco, 1984.
SCARAMUSSA, Tarcísio. Atualidade e repensamento do Sistema Preventivo de Dom Bosco. Revista de Ciências da Educação, Americana, ano 15, n. 28, p. 157-181, jan./jun. 2013.
STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
SILVA, Carlos Leôncio da. Pedagogia: manual teórico-prático para uso dos educadores. São Paulo: Livraria Salesiana Editora, 1938. v. 1.
SOFFNER, Renato Kraide; SANDRINI, Marcos. A pedagogia e a práxis educativa de João Bosco. Revista de Ciências da Educação, Americana, ano 14, n. 26, p. 166-84, jan./jun. 2012.
STELLA, Pietro. Juan Bosco en la história de la educación. Madrid: Editorial CCS, 1996.
VECCHI, Juan E.; PRELLEZO, José Manuel. Prassi educativa pastorale e scienze dell’educazione. Roma: Editrice SDB, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.