Educação Infantil e o protagonismo da criança: diferentes cenários

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1130

Keywords:

Educação Infantil, políticas públicas, protagonismo da criança.

Abstract

A infância caracteriza-se como uma categoria histórica e social. A estrutura da sociedade, as condições de vida e de inserção da criança em cada contexto social, econômico, político e cultural é que vão tecer as diferentes concepções de infância e as diversas formas de ser criança. A partir dessa perspectiva, o presente texto resultante de uma revisão de literatura, tem por objetivo refletir e discutir a trajetória, políticas públicas e  legislação referentes ao  atendimento à criança no percurso da história num primeiro cenário. No segundo trata a criança como um sujeito de direitos, protagonista e ator social  que produz e reproduz cultura e, no terceiro cenário aborda a Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil  fazendo uma breve contextualização do momento atual pelo qual a educação brasileira passa. Conclui-se que para além das políticas de  educação infantil é importante pensar em outras políticas quando se trata do  atendimento integral a criança e, aqui se inclui aspectos relacionados não só à educação, como também, à saúde, à cultura e à proteção, o que torna necessária a interlocução, com outras áreas dos serviços públicos e outras ações que não são específicas da educação.

Author Biography

Marta Regina Brostolin, UCDB

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco -UCDB (1994) Mestrado em Educação - Formação de Professores pela UCDB (1998) e Doutorado em Desenvolvimento Local pela Universidade Complutense de Madri - UCM (2005). Realizou estágio Pós-doutoral na Universidade do Minho, UMINHO, Braga/Portugal sob a supervisão do Profº Dr Manuel Jacinto Sarmento na especialidade de Sociologia da Infância ( 2017). Atua na Universidade Católica Dom Bosco no Curso de Pedagogia e Licenciaturas e integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da UCDB pesquisando as temáticas: Formação de Professores; Infância e Educação Infantil. É lider do GEPDI – Grupo de Estudos e Pesquisas da Docência na Infância. 

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Published

2018-11-09

How to Cite

Brostolin, M. R. (2018). Educação Infantil e o protagonismo da criança: diferentes cenários. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 23(49), 143–158. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1130

Issue

Section

Dossiê