Política Nacional de Formação de Professores: o lugar do PIBID no documento Pátria Educadora
DOI:
https://doi.org/10.20435/231819822016110Palabras clave:
Política Nacional de Formação de Professores, PIBID, Pátria Educadora.Resumen
O artigo reflete o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e seu lugar no documento preliminar recentemente lançado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos, vinculada à Presidência da República. Faz uma relação com a pesquisa: Política Nacional de Formação de Professores: um estudo do PIBID, enquanto política de promoção e valorização da formação docente. A pesquisa desenvolveu-se a partir de estudos bibliográficos, análise documental e utilização da dinâmica de grupo focal com os acadêmicos pibidianos, dos Cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas, Matemática e Letras, da URI - Campus de Frederico Westphalen, RS. O objetivo foi analisar a Política Nacional de Formação de Professores, com o intuito de compreender o PIBID e sua contribuição na valorização e qualificação dos futuros professores da Educação Básica. As conclusões apontam para a importância do Programa no processo de formação docente. De forma complementar foi estudado como o PIBID é colocado no documento preliminar Pátria Educadora
Citas
AZEVEDO, J. C. Pátria educadora: uma reflexão preliminar sobre o texto em discussão. [s.d.]. Disponível em: <https://avaliacaoeducacional.files.wordpress.com/2015/05/jose-clovis_pc3a1tria-educadora-uma-reflexc3a3o-preliminar.pdf>. Acesso em: 30 maio 2015.
BRASIL. Ministério da Educação / Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/SASE). Planejando a próxima década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação 2014. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf>. Acesso em: 27 maio 2015.
______. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Edital MEC/CAPES/FNDE nº 01/2007. [2007]. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/>. Acesso em: 5 dez. 2012.
______. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Edital nº 018/2010/CAPES – PIBID Municipais e Comunitárias. [2010]. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/>. Acesso em: 5 dez. 2012.
______. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, INEP/IDEB. Nota Técnica: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. [s.d.]. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/o_que_e_o_ideb/Nota_Tecnica_n1_concepcaoIDEB.pdf>. Acesso em: 25 maio 2015.
______. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Portaria nº 72, de 9 de abril de 2010. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/>. Acesso em: 5 dez. 2012.
______. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Relatório de Gestão 2009-2011 produzido pela Secretaria de Educação Básica da CAPES e publicado em janeiro de 2012. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/>. Acesso em: 5 dez. 2012.
______. Presidência da República, Secretaria de Assuntos Estratégicos. Pátria Educadora: da qualificação do ensino básico como obra de construção nacional. Brasília, 22 de abril de 2015. Disponível em: <http://www.sae.gov.br/tag/patria-educadora>. Acesso em: 30 abr. 2015.
______. Presidência da República. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Disponível em: <http://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/92458/decreto-6755-09>. Acesso em: 21 out. 2010.______. Presidência da República. Decreto n° 7.219, de 24 de junho de 2010. Disponível em: <http://planalto.gov.br/ccivil03/ato200n-2010/D23 decreto/D7219.htm>. Acesso em: 23 nov. 2012.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO (CNTE). Avaliação da CNTE sobre o projeto preliminar da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República intitulado “Pátria Educadora: a qualificação do ensino básico como obra de construção nacional. 2015. Disponível em: <http://www.cnte.org.br/index.php/component/search/?searchword=p%C3%A1tria%20educadora&searchphrase=all&Itemid=435>. Acesso em: 30 abr. 2015.
CUNHA, M. I. da. Formação de professores em tempos complexos: perspectivas conceituais e processos em tensão. In.: SUDBRACK, Edite M.; PACHECO, Luci Mary D. (Org.). JORNADAS TRANSANDINAS DE APRENDIZAGEM: ENSINAR E APRENDER NUM MUNDO COMPLEXO E INTERCULTURAL, 8. Acta... Frederico Westphalen, RS: URI/FW, 2011.
FLORES, M. Dilemas e desafios na formação de professores. In: MORAES, Maria Célia et al. Formação de professores: perspectivas educacionais e curriculares. Portugal: Porto Editora, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 23. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
IMBÉRNON, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. do S. Estágio e docência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SACRISTÁN, J. G.; PÉREZ GÓMES, Angel. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.
SAVIANI, D. História das idéias pedagógicas. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.