A educação do cidadão da e na sociedade da informação e da comunicação
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v22i46.1075Keywords:
informática e educação, educação cidadã, informática educativa.Abstract
O presente artigo busca problematizar a educação do cidadão da e na sociedade da informação e da comunicação. Metodologicamente, a pesquisa apoia-se em uma revisão bibliográfica das tecnologias da informação e da comunicação, ou seja, buscou-se clarear como os nativos digitais interagem e apreendem auxiliados pelas tecnologias da informação e da comunicação. Para isso considerou-se importante pesquisar também a temática no contexto educacional, em especial na educação do cidadão do século XXI. Ao longo deste estudo reforçou-se a convicção de que, em uma sociedade estruturada de forma global e em rede, precisamos estar abertos para novas estratégias de ensino e de aprendizagem que reforça a educação do cidadão para a sociedade da informação e da comunicação. Quer dizer, a educação do século XXI também precisa ser repensada com o auxílio das tecnologias da informação e da comunicação e de novas metodologias de ensino e de aprendizagem, em especial estratégias de ensino e de aprendizagem dialógicas, colaborativas, interativas, construtivas, autônomas e mediatizadas. E para que isso ocorra se faz necessário igualmente repensar os processos de formação de professores, a própria estrutura escolar e dos sistemas de ensino e as relações e ou interações educativas nelas cultivadas.References
CANIVEZ, Patrice. Educar o cidadão? Campinas, SP: Papirus, 1991.
CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; JOHNSON, Curtis W. Inovação na sala de aula: como a inovação de ruptura muda a forma de aprender. Porto Alegre: ArtMed, 2009.
DELORS, Jacques (Org.). A educação para o século XXI: questões e perspectivas. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuquesa. Coordenação Mariana Baird Ferreira e Margarida dos Anjos. 4. ed. Curitiba: Edi. Positiva, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da Educação. Revista São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 2, abr./jun. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n2/9782.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2017.
GIDDENS, Anthony. Sociology. Oxford: Polity Press, 1990.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003. (Série prática pedagógica)
LEMOS, André; LÉVY, Pierre. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.
MIRANDA, Antônio. Sociedade da informação: globalização, identidade cultural e conteúdos. Ciência da Informação [online], Brasília, v. 29, n. 2, p. 78-88, maio/ago. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a10v29n2.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2017, às 23h.
MORAN, José Manuel. Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001.
PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
PORTO, Tânia Maria Esperon. As tecnologias de comunicação e informação na escola; relações possíveis... relações construídas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 43-57, jan./abr. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n31/a05v11n31.pdf>. Acesso em: 29 jan. 2017, às 23h.
SANCHO, Juana Maria et al. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Os processos da globalização. In: ______ (Org.). A globalização e as ciências sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
VEEN, Wim; VRAKKING, Ben. Homo zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.